Ícone do site ContilNet Notícias

Rio Acre chega a marca de 1,13 metro na Capital e situação também é crítica em outros municípios

Por NANY DAMASCENO, DA CONTILNET

Em Brasileia o nível das águas continua apresentando redução e chegou à 1,13 metro nesta segunda-feira (14). Em Capixaba o cenário não é diferente e o nível é de 1,34 metro.

Em Xapuri, o Rio se manteve estável nas últimas 24 horas com a medição de 1,77 metro. O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, apresentou uma leve subida e chegou à marca de 1,66 metro.

Acre pode ter que enfrentar mesmos problemas da seca de 2016 /Foto: Angela Peres

Em virtude da situação de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) anunciou na última semana o início do Plano de Contingência de Abastecimento, que visa garantir o abastecimento de água durante o período.

De acordo com o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, o momento de seca em rios no Acre é crítico e deve se alongar durante o restante de agosto e o mês de setembro, então a orientação da autarquia é que a população economize água.

“Neste período temos captação com dificuldade em pelo menos seis municípios, como Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Porto Acre, Jordão. É necessária a construção de barragens, isso já estamos providenciando. O que precisamos é que a população tenha consciência e economize neste período, pois quando baixa o Rio, nossa capacidade de captação também baixa”, afirmou o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Sair da versão mobile