Após apresentar elevação por dois dias consecutivos, o nível do Rio Acre voltou a reduzir. Nesta quinta-feira (17) o manancial registrou 1,71 metro, o que significa que reduziu 1 centímetro nas últimas 24 horas.
Em Brasileia o nível também diminuiu e está com 1,16 metro; em Xapuri o nível continua subindo e o manancial registra 1,86 metro; em Capixaba o rio permanece estável com 1,35 metro; e o Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, está com 1,69 metro.
Rio Madeira
Na região do Abunã (RO), o Rio Madeira permanece registrando baixa no nível das águas e nesta quinta-feira está com 9,52 metros, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).
A travessia do Madeira demanda até 24 horas de espera para ser concluída, ocasionando filas quilométricas em consequência da formação de bancos de areia às margens do leito. Na última segunda-feira (14), o Governo de Rondônia decretou situação de emergência na região; com isso, medidas emergências poderão ser tomadas pelos órgãos públicos para minimizar os problemas na região.
Plano de contingência
O Departamento Estadual de Pavimentação de Saneamento (Depasa) apresentou o plano de contingência de abastecimento no início do mês. Algumas regiões de Brasileia, Porto Acre e Rio Branco estão sendo abastecidas com o auxílio de carros-pipa.
A autarquia pede que a população economize agua durante este período de estiagem, quando o abastecimento requer um esforço maior do que em outros meses. Em Rio Branco, qualquer denúncia contra o desperdício de água pode ser feita pelo telefone 0800 721 1314, pela página do Facebook Depasa Governo do Acre, no número de WhatsApp: 99238 0101 ou se dirigindo a Central de Serviços Públicos (OCA).