A peemedebista Eliane Sinhasique (PMDB) usou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quarta-feira (2), para reclamar dos mais de R$ 60 mil gastos em diárias para que cinco secretários fossem aos Estados Unidos falar das boas práticas ambientais da gestão petista.
Os secretários de Comunicação, de Gestão Administrativa, de Planejamento, adjunto de Meio Ambiente e a chefe da Casa Civil receberam, cada, o valor de R$ 12.190, 88 para deslocamento a Boukder, no Colorado, de 6 a 23 de janeiro de 2017.
“Eu fico indignada porque o único exemplo que o Acre dá na área ambiental é o de como impactar negativamente o meio ambiente. Eu espero que esses secretários que foram para os EUA recebendo essa diária tenham levado as fotos do esgoto in natura caindo no Rio Acre, do céu coberto de fumaça das queimadas e de muitas outras práticas ambientais erradas desse Governo”, disparou Sinhasique.
A parlamentar declarou que a maioria dos secretários escalados não tinha motivos para ir aos EUA falar de meio ambiente. “É uma vergonha o Governo do Estado mandar secretários que nada tem a ver com a questão ambiental para os EUA para falar das práticas ambientais da administração petista”.
E questionou as práticas do Governo do Estado na área ambiental. “O que foi de concreto que o Governo fez para evitar as queimadas? Cadê os equipamentos de destoca para a limpeza dos terrenos sem a necessidade de fogo? Cadê as Estações de Tratamento de Esgoto? Cadê o reflorestamento do Rio Acre que deveria ser feito desde Assis Brasil até aqui? Nenhum conjunto habitacional construído por esse governo tem uma única árvore plantada. Isso é preocupação ambiental?”
Sinhasique criticou o exagero dessas diárias. “É uma vergonha gastar com aquilo que não se pratica no Estado. É uma vergonha usar dinheiro público com falácias no Exterior. Esse Governo é o Governo da maquiagem!”