Em todo o Brasil, o ‘Novo Ensino Médio’ apresenta opiniões divergentes. Para uns, pode trazer benefícios; para outros, muita coisa será perdida. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizou uma pesquisa e verificou que, entre os jovens, o nível de aprovação para substituir matérias tradicionais por profissionalizantes no ensino médio – entre jovens de 13 a 18 anos – passa de 60%.
No Norte, a aprovação é maior: 65%. A pesquisa, que foi feita no ano passado, ouviu mais de dois mil jovens, em todas as regiões. Estudantes do Senai Acre também foram ouvidos, porém, dados refinados da pesquisa não foram divulgados. De acordo com Geane Reis de Farias, especialista em educação profissional do Senai – Acre, no Norte existe demanda e falta mão de obra.
“Temos um Ensino Superior com poucas oportunidades, vagas limitadas e um futuro incerto. Com a ampliação de vagas no ensino técnico nos próximos anos, haverá mais chances de crescimento, além de emprego e renda garantidos, não só ao Acre, mas em todo o Brasil.”
O novo ensino médio deve começar a valer já em 2021.