21 de abril de 2024

Cineclube exibe “Orações para Bobby” e desafia acreanos a debater o preconceito

O Cineclube Opiniões apresenta neste sábado (16) às 19h, o filme “Orações para Bobby”. O filme faz parte da Mostra Setembro Amarelo, para discutir o suicídio.

Sinopse

Bobby é gay, a mãe não compreende. Bobby entra em depressão e dá fim à própria vida por sofrer com tanta rejeição materna.

A ficção norte-americana Orações para Bobby (2009), dirigida por Russell Mulcahy e protagonizado pela atriz Sigourney Weaver é baseada na história real de um rapaz que amargurou quatro anos de pressão familiar por ser homossexual. Sua mãe religiosa acredita que ele é doente, uma aberração e diz coisas abomináveis ao filho, gerando um redemoinho de dor e tristeza.

O preconceito da mãe alicerçado em um componente espiritual – a cristandade excludente, algo bastante comum, mesmo que a Bíblia exalte “ame ao próximo como a si mesmo” – é a causa de todo o sofrimento de Bobby. Ele representa uma legião de homossexuais (e bissexuais, transexuais etc.) que sofrem todos os dias em decorrência da homofobia, seja clara, direta, estampada com violência física ou verbal, seja a sutil, mas não menos cruel, manifestada por olhares tortos e distanciamento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost