A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa que a violência no Acre tem aumentado drasticamente. A parlamentar informou que mais de 245 registros de crimes violentos, principalmente por armas de fogo, facadas e espancamentos, foram registrados de janeiro até esta semana.
Por conta disso, Sinhasique pediu que o Estado tenha tolerância zero contra a criminalidade e pediu a presença do secretário Estadual de Segurança Pública, Emylson Farias, para prestar esclarecimentos das ações que vêm sendo realizadas para combater a violência.
No outro polo, o deputado Manuel Moraes (PSB), para contrapor as informações da colega de parlamento, disse que o problema da violência não vai acabar e que acontece desde tempos antigos que a população vive em guerra. “Nenhum deputado tem competência para questionar o secretário de Segurança Pública, pois ele sabe mais da área que todos os deputados”, destacou.
Outros parlamentares, como Heitor Júnior (PDT) e Weber Machado (PSDC) — que denunciou o secretário de Segurança um tempo atrás, quando houve o roubo de R$ 15 mil em uma das delegacias de Rio Branco —, também defenderam Emylson Farias.