
Escola estadual Professora Terezinha Miguéis participou do evento /Foto: ContilNet
Neste sete de setembro são celebrando os 195 anos da proclamação da Independência do Brasil e o Governo do Acre realiza o tradicional desfile cívico, este ano o evento é promovido na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Rio Branco.
A programação teve início com os comandantes das forças militares do Exército Brasileiro e do Estado prestando continência ao governador Tião Viana, que realizou a revista às tropas militares.
“Hoje nós celebramos o dia do nosso país, o país que nos acolheu. O dia da Pátria é o dia do amor à nossa terra, aquilo que nos deu origem e oportunidade de viver, que o caminho seja de união, de paz na condição de um mundo mais justo e mais afetuoso”, destacou o governador Tião Viana.
Governador Tião Viana durante o desfile /Foto: ContilNet
O desfile cívico teve início com a fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, da Ordem Demolay e Filhas de Jó, da Super Liga Acreana de Kung Fu e da Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz.
“É de fundamental importância para a cidadania dos nossos alunos com deficiência, até porque em anos passados eles não desfilavam, no governo do Jorge foi que essa oportunidade foi dada aos alunos das escolas especiais. E isso eleva a auto estima deles, eles se sentem realmente cidadãos, é uma satisfação muito grande”, destacou a coordenadora do Dom Bosco, Rosilda Moreira.
Coordenadora do Dom Bosco, Rosilda Moreira /Foto: ContilNet
As escolas de ensino médio Terezinha Migueis e Carlos Casavecchia também desfilaram; em seguida as tropas militares federais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil também desfilam.
Marilson Leão, de 67 anos, afirma que há muitos nãos prestigia o desfile cívico realizado na Capital e diz que sente falta da animação que o evento proporcionava em anos anteriores: “Eu acho que diminuiu muito o fluxo de expectadores com o passar dos anos, era uma festa mais animada, mais bonita, hoje em dia está diferente; mas mesmo assim faço questão de participar”.
A solenidade se encera com o desfile dos colecionadores de carros antigos, clube do fusca e motoclubes de Rio Branco.
