36% dos rio-branquenses viajaram uma única vez nos últimos 12 meses

Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), nos últimos 12 meses, 36% dos rio-branquenses viajaram uma única vez, enquanto 31% não se deslocou da capital acreana.

O estudo foi realizado entre os últimos dias 28 e 31 de agosto e visou, principalmente, verificar a movimentação de viagens da população da capital acreana no sentido de se destacar motivos e logística operacional além de prover os envolvidos no mercado de serviços turísticos.

Ainda de acordo com o levantamento, 19% afirmaram ter feito duas viagens e, 12%, mais de três e, além disso, 60% dos que viajaram tiveram como destino outras regiões brasileiras e, 35% o interior acreano. O estudo afirmou ainda que 3% viajaram a outros países e 2% omitiram a informação.

A pesquisa verificou, ainda, que 79% dos rio-branquenses aceitaram positivamente a ideia de viajaram nos próximos 12 meses, enquanto 10% disseram não ter pretensão. Uma parcela de 12% não manifestou opinião quanto ao assunto.

Ao menos 36% dos rio-branquenses viajaram nos últimos 12 meses/Foto: reprodução.

O destino provável, dentro deste período, são outras unidades federativas, pelo menos para 72% que afirmaram vontade de se deslocar. Outros 19% disseram ter intenção em viajar para o interior do Acre e outros 6% mostraram preferências por outros países.

Dos entrevistados que reiteraram vontade de viajar pelo interior do Estado, 47% destacaram como principal motivo questões de âmbito familiar; 20%, descanso; 11%, visitas a amigos; 10%, por considerarem as viagens mais econômicas e; 9%, por questões trabalhistas.

Para 72% dos moradores da capital acreana, a época mais adequada para viagens é no período de férias escolares ou do trabalho, mas 11% disseram preferir as viagens nos feriados e, 9%, aos fins de semana. Para 6%, o interesse em se deslocar é válido para quaisquer dias do ano.

Com informações da Fecomércio

PUBLICIDADE