20 de abril de 2024

Estudos apontam que uso de celular ao volante aumenta em 400% em acidentes

Cada dia que passa fica mais difícil para os motoristas não dar aquela olhadinha no celular quando estão dirigindo, seja no semáforo ou no congestionamento, enquanto estão parados. O aparelho se tornou um item tão essencial para maioria das pessoas que dirigir um trajeto inteiro sem conferir as mensagens se torna quase impossível.

Um estudo do Departamento de Trânsito e Segurança nas Estradas dos Estados Unidos (NHTSA) aponta que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. A explicação, segundo alguns psicólogos, é que para dirigir precisamos de três funções básicas: cognitiva (atenção, concentração, raciocínio, vigilância), motora (respostas imediatas, reflexos) e sensorial (percepção, sensibilidade tátil, visão, audição).

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito do Acre (Detran), Pedro Longo, o mesmo vale para os pedestres. Concentrar a atenção ao celular enquanto caminha também pode ser fatal, principalmente na hora da travessia de ruas.

O uso do celular ao volante coloca em risco não só o condutor, como os demais ocupantes do veículo/Foto: reprodução.

“O celular distrai qualquer pessoa principalmente quando se trata de digitar ou ler alguma mensagem de texto e muitas vezes nós observamos nas ruas e nos cruzamentos, pessoas totalmente entretidas com o uso do celular que muitas vezes não percebem se o sinal está fechado ou aberto, que algum veículo pode estar em excesso de velocidade. Então o alerta também, é que o pedestre que estiver cruzando ruas ou estiver em alguma situação que requer atenção maior, evite o uso do celular”, disse.

Vale lembrar que veículos com viva voz ou fones de ouvido com e sem fio também comprometem a direção segura, já que atender ao telefone, mesmo que não ocupe as mãos, exige a divisão de atenção.

A atitude corriqueira, além de ser proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), coloca em risco não só o condutor, como os demais ocupantes do veículo e todos os pedestres nas vias.

Legislação

Desde novembro de 2016, com as mudanças no CTB, a infração por manusear o celular enquanto dirige passou de média para gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost