20 de abril de 2024

Independência do Brasil é comemorada em Cruzeiro do Sul com desfile Cívico-militar

São 195 anos desde a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. Para comemorar a data, o Exército, por meio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, realizara o tradicional Desfile Cívico Militar.

O prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado da primeira-dama Keiliane Cordeiro e do vice-prefeito Zequinha Lima, prestigiou o evento. Autoridades como o senador Gladson Cameli, vereadores representando a Câmara Municipal, os comandantes do Exército, Aeronáutica, Marinha, Bombeiros e PM locais também assistiram ao desfile.

Autoridades reunidas durante o evento /Foto: Assessoria

Nem mesmo com a alta temperatura e o forte sol afastou o público. De acordo com os dados repassados pelo Corpo de Bombeiros, aproximadamente cinco mil pessoas participaram do evento. O prefeito Ilderlei, junto com o senador Gladson e o comandante do 61º BIS, coronel El-Ãmme revistaram a tropa e deram a abertura ao desfile.

A banda do Exército iniciou o desfile, seguidos pela Marinha do Brasil, Aeronáutica, tropas do 61º BIS a pé e motorizado, Polícia Militar, Guarda Mirim, Bombeiros, Bombeiros mirins. Em seguida desfilou a Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Cidália, Craveiro Costa e Dom Henrique Ruth. De acordo com o coronel Fábio El-Ãmme, maior parte do efetivo do quartel participou do desfile.

“Hoje é o dia máximo da nação, a data magna do país, uma data que sempre referenciamos nossa emancipação política, nossa soberania, e como não poderia deixar de ser, as forças armadas, junto com a sociedade, estão participando desse ato cívico para que possamos cada dia mais despertar esse espírito junto a sociedade”, destacou o comandante.

Estudantes participaram do desfile /Foto: Assessoria

O senador Gladson Cameli fez questão de participar da festa: “Aqui é nossa região, nossa terra, e eu, como senador da República, não podia perder a oportunidade de estar aqui, em vista também o feriado prolongado, e eu vim prestigiar o primeiro 7 de Setembro do Ilderlei Cordeiro como prefeito”, enfatizou o senador.

Para o prefeito Ilderlei Cordeiro, a data é uma das mais importantes para o país, e precisa agora ser refletida pelo momento de paz que o país necessita.

“Sete de Setembro é o grande momento da nossa história, do nosso país. Nós lutamos para ser Brasil, mas hoje é um dia de reflexão, um dia para pensarmos na paz. Sabemos que já lutamos muito, mas hoje é o dia de lutarmos pela paz. Precisamos que as famílias se unam e façam uma reflexão de como está nosso país, nosso Estado, nosso município, e com isso possamos fazer uma reflexão sobre a paz. Sete de Setembro representa nossa independência, então que possamos buscar a independência pela paz no nosso país. Esse é um momento ímpar, e desejo que todos nós brasileiros possamos viver cada vez mais dias de paz”, ressaltou o prefeito.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost