“Eu vi um menino correndo, eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino.” Este é um trecho da música Força Estranha, composição de Caetano Veloso. A canção é um clássico da Música Popular Brasileira e rendeu o título de campeã para a intérprete Abigail Sulanita na final do Festival Solo Estudantil.
Ao interpretar a canção, a estudante da Escola Henrique Lima, no bairro Calafate, levou o público ao delírio. “Foi uma sensação indescritível, porque percebi que as pessoas estavam vibrando comigo, e para coroar eu fiquei com o troféu de primeiro lugar”, conta, emocionada, Sulanita.
O festival é uma competição criada para incentivar a inserção dos estudantes acreanos no universo artístico e cultural, a fim de mantê-los longe do mundo da criminalidade. Nesta edição, estudantes de 14 escolas disputaram a final. As apresentações foram da MPB a clássicos internacionais, passando pelo samba e pelo gospel.
O segundo lugar ficou com a estudante Alcineia Galdino, que interpretou a canção What a Wonderful World (Que Mundo Maravilhoso), de Louis Armstrong. Ao entoar as primeiras notas, a jovem artista foi ovacionada pela plateia.
“É muito boa a experiência de participar de festivais musicais. Independentemente de qual for a posição, foi maravilhoso. Ver seus colegas todos torcendo por você é uma energia contagiante. Estou muito feliz e orgulhosa”, disse a intérprete.
O troféu de terceiro colocado ficou com o estudante da Escola Humberto Soares, João Felipe Assunção, que cantou em espanhol a canção Los Hermanos. “Estou surpreso, porque foi minha primeira experiência em festival de música e já fiquei em terceiro lugar. Agora irei participar de outras edições, porque quero o primeiro”, declarou, otimista.
Além de troféus, os vencedores receberam premiação em dinheiro. A festa foi realizada na noite desta terça-feira, 29, e marcou o encerramento da 3ª edição do festival.
A solenidade realizou-se no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). O festival é uma realização do governo do Acre, fomentada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC). Representantes das duas instituições prestigiaram a festa.