0
Teve início nesta terça-feira (5), a Operação Sete de Setembro desencadeada pelo governo do Estado que envolve uma força-tarefa envolvendo mais de mil agentes públicos do Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais.
Um dos principais objetivos da operação é dar uma resposta imediata e evitar que aumente o número de queimadas no estado já que setembro é o mês mais crítico do ano. O tempo seco e os ventos favorecem a propagação do fogo, somente nos primeiros cinco dia deste mês foram registradas3 71 focos de calor em todo o estado.

Operação foi lançada nesta terça-feira/ (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“Precisamos agir de forma bastante severa para punir quem ainda não compreendeu que neste período o uso do fogo está proibido. Vamos multar e responsabilizar quem causar qualquer dano ambiental”, afirmou o secretário de meio ambiente, Edegard de Deus.
Entre julho e agosto, a Operação Floresta Viva desencadeada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) foram realizadas quase 50 apreensões e embargos de áreas, identificando queimadas e incêndios, já foram realizadas apreensões de equipamentos e de madeira ilegal.
“os impctos negativos, danos e prejuizos sçao enormes com as queimadas. Evitem fazer qualquer queimada, nós vamos fiscalizar e se alguém for pego em flagrante será preso por crime ambiental”, lembrou o Coronel Batista, do Corpo de Bombeiros.
