Ícone do site ContilNet Notícias

Presidente do Sindacs divulga resposta para acusações feitas sobre eleição do dia 29

Por REDAÇÃO CONTILNET

Após veiculação da denúncia feita por Jairo Benítez na última quarta-feira (27), a atual presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado Do Acre (Sindacs), Márcia Maria Jucá dos Santos, entrou em contato com a equipe da ContilNet para enviar uma resposta às acusações do denunciante (entenda o caso clicando AQUI).

Em nota, Márcia esclarece que os relatos de Jairo são “calúnias absurdas”, detalhando que, por conta do estatuto estar “defasado”, foram promovidas assembleias itinerantes. Quanto à questão sobre a restrição municipal dos cargos de presidente e tesoureiro do Sindicato, Márcia disse que, “pelo fato de nossa comarca ser no Município de Rio Branco, a categoria resolveu por unanimidade pelo presidente e pelo tesoureiro ser da Capital”.

Atual presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado Do Acre (Sindacs), Márcia Maria Jucá dos Santos/Foto: cedida

Nas fotos encaminhadas para a redação da ContilNet, constam, de acordo com Jucá, edital de convocação para eleição e postagens dos editais nos municípios, além de ata do afastamento de Jairo pelo Conselho Fiscal.

Leia na íntegra o esclarecimento:

“Em matéria divulgada no site da ContilNet do dia de ontem (27/9), onde o senhor Jairo Benítez de Souza acusa a presidente de fraudar as eleições da categoria no dia 29 próximo, venho através deste repudiar a nota enviada por este senhor por calúnias absurdas a respeito do nosso pleito.

Em primeiro lugar, quando assumi o Sindicato por uma fatalidade que ocorreu com a presidente no ano passado, uma filiada de Cruzeiro do Sul enviou por e-mail uma denúncia ao Ministério Público de Cruzeiro do Sul por irregularidades na prestação de contas do então ex-presidente do extinto núcleo daquele município.

O conselho fiscal deu prazo para o mesmo enviar para o Sindicato seu direito de resposta e prestação de contas, contudo não veio, então o conselho fiscal do Sindicato resolveu afastá-lo, junto com seu tesoureiro, por tempo indeterminado até os mesmos resolverem suas pendências, que até hoje não [foram resolvidas].

Segundo, pelo fato de nosso estatuto estar defasado, resolvemos fazer assembleias itinerantes onde foram publicadas em jornal de grande circulação, e em seguida as publicações das assembleias nos municípios de origem onde a categoria resolveu fazer as alterações no estatuto que está em vigor agora, e pelo fato de nossa comarca ser no Município de Rio Branco, a categoria resolveu por unanimidade pelo presidente e pelo tesoureiro ser da capital.

Terceiro, o Sindacs é filiado à Central Única dos Trabalhadores [CUT] desde sua fundação, e portanto, em assembleia realizada no dia 12 do corrente [mês], a categoria resolveu tirar um dos representantes da entidade para presidir o pleito, e queremos deixar claro para todos os filiados que o pleito está sendo legítimo e quem perdeu o prazo para se inscrever hoje fica chorando pelo leite derramado.

Segue abaixo edital de convocação para eleição, fotos com postagens dos editais nos municípios – inclusive em Cruzeiro do Sul e ata do afastamento do senhor Jairo pelo Conselho Fiscal, além de denúncia contra o mesmo no Ministério Público de Cruzeiro do Sul e minha filiação (onde o mesmo fala que não sou filiada).”

Sair da versão mobile