Comemorado dia 21 de setembro em homenagem ao “Santo Cobrador de Impostos”, São Mateus, o dia do auditor fiscal vem para prestigiar esta importante função no Estado, que vem sendo exercida desde 1936, ano em que o Governo Federal transferiu para os Estados a competência do imposto sobre vendas mercantis.
A sessão contou com a presença de Lilian Virgínia, secretaria adjunta da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que representou o secretário Joaquim Manoel Mansour, e Israel Monteiro de Souza, diretor de Tributação do Sefaz, além de outras personalidades importantes do setor em todo o Acre.
Os auditores presentes deixaram clara sua opinião contrária à reforma tributária atualmente em votação no Plenário Federal, que segundo eles terá um efeito negativo no Acre, que, em comparação com outros Estados, possui menor volume de arrecadação.
Além disso, pontos importantes foram colocados durante a sessão, principalmente a falta de reconhecimento pela sociedade desses profissionais, que têm a difícil função de recolher recursos para que a máquina pública possa continuar a manter os serviços em funcionamento.
A ContilNet também deixa aqui sua homenagem para todos os representantes da classe de auditores fiscais e os parabeniza pelo excelente serviço que vem sendo realizado no Acre, que é um dos que menos tem denúncias de fraudes fiscais em todo Brasil.