ContilNet Notícias

SGA já contabiliza mais de 300 processos administrativos de “servidores fantasmas”

Por ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

Criado em julho de 2015, o sistema de Atualização Cadastral para servidores públicos do Estado do Acre completou dois anos de atuação. Neste período, de acordo com a atual titular da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), Sawana Carvalho, mais de 300 processos administrativos disciplinares foram abertos em decorrência de “funcionários fantasmas”.

“A iniciativa dessa atualização mensal, que permite a organização dos dados cadastrais dos servidores públicos em atividade, segue o mesmo procedimento do Governo Federal, sendo uma responsabilidade dos servidores estarem realizando, no devido mês, a atualização”, explicou Sawana.

A atualização é necessária uma vez ao ano, no mês de aniversário do funcionário. A notificação é enviada através do e-mail institucional que cada servidor possui, além de equipes nas respectivas secretarias que alertam mensalmente sobre essa necessidade da gestão de pessoas.

“Caso não haja atualização no devido mês, o pagamento do funcionário realmente é bloqueado, mas esse bloqueio por recadastramento não causa perda do salário. Após atualizar, o servidor recebe o salário junto com o do próximo mês, mas é de responsabilidade dos nossos servidores que verifiquem suas respectivas situações”, reforçou a secretária.

Nas zonas rurais, de acordo com Sawana, existem os núcleos que auxiliam os servidores lotados nessas comunidades (geralmente funcionários da Educação e da Saúde): “Essa política da atualização gerou uma economia e uma possibilidade de novas contratações para o Estado, pois eliminamos indevidos pagamentos e redirecionamos esses valores para ações que tragam resultados para o Acre”.

Alguns servidores ainda enfrentam algumas dificuldades nesse sentido, mas nenhum se disponibilizou a relatar essas situações com a equipe da ContilNet. Para mais informações sobre a atualização, acesse a página da SGA ou entre em contato através do telefone (68) 3215-4000.

 

Sair da versão mobile