ContilNet Notícias

Taxistas e mototaxistas prometem radicalizar se vereadores aprovarem o Uber

Por REDAÇÃO CONTILNET

Está sendo votado na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que reguçlamenta o serviço do aplicativo Uber em Rio Branco. O projeto é de autoria do vereador Roberto Duarte Júnior (PMDB).

Em protesto, mototaxitas e taxistas que atuam na Capital viraram as costas para o vereador enquanto o PL era lido pelo parlamentar na tribuna.

Mototaxistas e taxistas viram as costas durante leitura de Projeto que regulamenta Uber/Foto: Victor Augusto-Ascom

Nas primeiras horas da manhã o trânsito foi ficou comprometido na rua 24 de janeiro, em frente à Câmara de Vereadores, o local é um dos principais acessos ao Segundo Distrito da Capital.

O projeto na verdade vai de encontro aos interesses dos taxistas e mototaxistas que discordam de outro serviço de mesma natureza que fique livre dos impostos pagos anualmente pela categoria, que segue pressionando os parlamentares para que votem contra o projeto.

“Estamos aqui para mostrar que somos contra a aprovação desse projeto. Mas se for colocado em votação iremos colocar as duas categorias na rua que são mais de 2800 profissionais. Iremos radicalizar”, afirmou Luiz.

O presidente do sindicato dos taxistas, Esperidião Teixeira, disse que a Câmara Municipal não tem poderes para criar o serviço. “Essa atribuição é do Congresso Nacional, inclusive a PLC 28 se encontra tramitando nas comissões do Senado Federal”, explicou Teixeira.

O presidente do sindicato dos taxistas disse que a Câmara Municipal não tem poderes para criar o serviço/Foto: ContilNet

O vereador Emerson Jarude disse que é normal o protesto dos mototaxistas e taxistas. “Foi assim quando os mototaxistas estava querendo sua regulamentação. E agora estão unidos aos taxistas nesse protesto. Temos que entender o que é melhor para a população e, como não temos um transporte público de qualidade, o Uber chega em um momento de ser mais uma alternativa para a população. O projeto foi encaminhado às comissões e vamos esperar que seja apresentado em plenário o quanto antes”, disse Jarude.

O vereador Roberto Duarte explicou que o projeto se encontra na CCJ da Casa e, como foi embasado e explicada a sua constitucionalidade, deverá ser aprovado. “A população precisa conversar com seus vereadores para eles apoiaram a aprovação desse transporte que vai ser marianinha alternativa para a sociedade de Rio Branco”, disse Duarte.

Sair da versão mobile