Deputada denuncia que governo não vem pagando medicamentos de tratamento do câncer

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que o Governo do Estado não tem crédito com os fornecedores de medicamentos para as vítimas de câncer que precisam de tratamento de quimioterapia e radioterapia no Hospital das Clínicas. A parlamentar, que é uma das líderes da oposição, também informou em sua fala que 90% das pessoas com a doença estão buscando Tratamento Fora de Domicilio (TFD) ou adquirindo por conta própria.

A deputada chamou a atenção para os números de casos de câncer que estão sendo diagnosticados no Acre. “Temos que fazer um estudo, a situação não está normal. Temos algum problema com a alimentação ou com a água”, destacou Sinhasique.

Deputada Eliane Sinhasique/Foto: Ascom Aleac

Nesse sentido, Eliane fez duras críticas ao Governo dizendo que o Estado tem feito licitações nas quais os fornecedores de medicamentos não comparecem, com medo dos calotes que, segundo ela, o Executivo tem dado. “Nenhum fornecedor quer vender esses medicamentos que são essenciais para o tratamento dos vários tipos de câncer com medo de não receber”, disse a deputada.

Deputado Jonas Lima/Foto: Ascom Aleac

O deputado Jonas Lima (PT) também usou a tribuna da Aleac e disse que casos de hepatites estão sendo diagnosticados na região do Juruá e uma incidência de casos de câncer de estômago também. “É preciso realizar um estudo para saber o que vem ocasionando esse tipo de doença”, disse o deputado petista que chamou a atenção do secretário Estadual de Saúde, Gemil Junior.

PUBLICIDADE