19 de abril de 2024

Estudo da Abrinq revela que cerca de 71% das crianças do Acre estão matriculadas na pré-escola

Enquanto em todo o Brasil a média de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola é de 91,6%, em estados como Acre, Amapá e Amazonas o índice fica entre 71% e 75%. Os dados são de um estudo da Fundação Abrinq, lançado esta semana e publicados na Radioagência Nacional, que analisa os objetivos relacionados à educação e ao trabalho, cujas metas devem ser alcançadas até 2030.

De acordo com o levantamento, os cinco estados com mais baixa oferta de pré-escola estão na Região Norte. A fundação cita a educação como principal desafio para o país estar em conformidade com metas das Nações Unidas. “Melhorar a educação infantil e reduzir as desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é um dos principais desafios do país para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”.

Ministérios da Educação e do Trabalho não se manifestaram sobre o estudo da Abrinq/Foto: Notícias do Acre

Segundo o Plano Nacional de Educação, todas as crianças nessa faixa etária deveriam estar matriculadas até 2016.

Números ao redor do Brasil
A cobertura de creches nos estados da Região Norte é bem menor do que a média do país. Enquanto no Brasil essa média é de 30,4%, no Amapá este índice é de 6,5% e no Amazonas, de 8,3%.

O estudo aponta também desigualdades na taxa de aprendizado do ensino e nas taxas de analfabetismo da população entre 10 e 17 anos, que também nos estados do Norte e Nordeste chegam a ser de quase o dobro da média nacional. Procurados, os ministérios da Educação e do Trabalho não se manifestaram sobre o estudo da Abrinq.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost