“Pré-candidato do PT revela o envelhecimento de um partido incapaz de se reinventar”

Mais do mesmo

O principal assunto deste fim de semana é a mais pura obviedade: a indicação do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), como pré-candidato da Frente Popular ao governo do Acre, nas eleições do ano que vem.

 

                                     Favas contadas

Ocorre que o PT anda tão incapaz de produzir novidades que até mesmo a divulgação do nome do seu pré-candidato ao governo é coisa mais do que manjada. Todos já sabiam que seria ele o escolhido.

Sem alternativa

O anúncio já era esperado até por quem não acompanha os bastidores da política local. Marcus Alexandre é o único que reúne as condições eleitorais para enfrentar nas urnas o senador Gladson Cameli (PP), a despeito do enorme desgaste da sigla à qual pertence.

Calvário

A propósito, a derrocada do PT – que de ‘paladino da justiça’ se transformou em sinônimo de rapina do dinheiro público – será um fardo para o postulante à sucessão do governador Tião Viana.

Adversidade adicional

Outro fator adverso será a necessidade de abandonar o cargo para o qual foi reeleito, a fim de aventurar-se em uma nova disputa eleitoral.

Forasteiro

“Bairrista” como só ele, o eleitor acreano haverá de considerar, também, a procedência do petista, nascido no interior de São Paulo e trazido ao Acre por um ex-secretário de Jorge Viana.

O feitiço…

Esse último ponto, certamente a pesar contra Marcus Alexandre, deve ser cobrado dos companheiros, que em 2004 e 2006, nas eleições para a prefeitura da capital e do governo do Estado, respectivamente, fizeram virulenta campanha contra Marcio Bittar.

… Contra os feiticeiros

Antes disso, em 2002, a campanha difamatória fora endereçada a Flaviano Melo, que deixou o cargo de prefeito de Rio Branco para concorrer ao governo estadual, contra o então governador Jorge Viana.

Resumo da ópera

Pra resumir, o PT vai se apresentar ao eleitor nas condições outrora usadas para atacar os adversários. Essa gente deve apostar na amnésia do eleitor.

A bola está com a oposição

Resta à oposição relembrar os fatos e avivar a memória do eleitorado. Afinal, quem condena nos adversários as atitudes que posteriormente passa a adotar, merece ser julgado com o rigor do discernimento.

Retaliação

Com a saída de Alexandre, que deverá renunciar para disputar o governo, o comando do município ficará com o PSB, na figura da professora Socorro Nery. A coluna já ouviu de alguns membros do partido que não veem a hora de cortar as asinhas de alguns mandachuvas do PT.

Direito de resposta

A propósito das considerações feitas aqui sobre a conversa, dias atrás, entre o deputado federal Major Rocha (PSDB) e o desafeto Vagner Sales (PMDB), a assessoria de imprensa do primeiro enviou mensagem à coluna.

 Papo de aliados

Diz a nota que Rocha recebeu Sales, representante do PMDB, para uma conversa sobre as eleições de 2018, já que ambas as siglas integram a oposição ao governo.

Amplitude

A mensagem esclarece ainda que não se falou em aliança entre tucanos e peemedebistas, mas sobre a junção dos 14 partidos que apoiam a pré-candidatura de Gladson ao governo.

Sales em ação

Por fim, a nota da assessoria sustenta que Rocha recebeu Vagner Sales como representante do PMDB e membro da oposição, sendo que o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul havia procurado também o Democratas de Tião Bocalom e o PSD do senador Sérgio Petecão.

“Previsão” catastrófica 

Importante membro da FPA confidenciou a este colunista que não acredita na reeleição de Jorge Viana para o Senado. O palpite se baseia no desgaste do PT e na ojeriza do eleitor a políticos profissionais.

Em discurso na tribuna do Senado, senador Jorge Viana (PT-AC)

Galo madrugador

A propósito, Jorge disse neste sábado, durante anúncio oficial de Marcus Alexandre como postulante ao governo, que o Acre precisa de alguém que “acorde cedo”. Não é bem o que se espera ouvir de quem pretende exaltar as qualidades de um governante, mas é, ao que parece, o que eles têm a apresentar como grande trunfo do seu futuro candidato.

Piada pronta

Logo após a divulgação do discurso do senador petista, a turma da chacota tratou de comentar sua asserção. Nas redes sociais, um internauta recomendou que o PT dispensasse Marcus Alexandre para anunciar um padeiro como pré-candidato…

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“Pré-candidato do PT revela o envelhecimento de um partido incapaz de se reinventar”