Mostra de curtas-metragens ocorre neste sábado e celebra os 100 anos da animação brasileira

Para incentivar as produções artísticas do Brasil, será realizado neste sábado (28) em mais de 200 cidades do país o Dia Internacional da Animação. Em Rio Branco, a ação, realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), ocorre com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).

No Brasil, a mostra vai para a sua 14ª edição e será realizada simultaneamente em todos os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

Curtas-metragens internacionais e nacionais serão exibidos na Biblioteca Pública/ Imagem: Reprodução

Em 2017, a festa adquire mais importância por celebrar o aniversário de 100 anos da animação brasileira: o curta-metragem de animação, intitulado “Kaiser”, dirigido pelo cartunista Álvaro Martins e exibido pela primeira vez em 22 de janeiro de 1917, é o registro mais antigo que se tem desse tipo de produção no Brasil.

Confira o vídeo no YouTube:

Ítalo Rocha, organizador do evento em Rio Branco, destaca que as exibições serão divididas em sessão nacional (para pessoas de 14 anos em diante) e sessão infantil. “Serão três horas de mostra, sendo que uma pequena curadoria irá decidir quais os curtas inseridos na programação”, disse Rocha.

Na Capital acreana, o evento está previsto para as 18h na Filmoteca Acreana, localizada na Biblioteca Pública do Estado do Acre (bairro Centro). A entrada é franca.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Mostra de curtas-metragens ocorre neste sábado e celebra os 100 anos da animação brasileira