ContilNet Notícias

Mostra de curtas-metragens ocorre neste sábado e celebra os 100 anos da animação brasileira

Por ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

Para incentivar as produções artísticas do Brasil, será realizado neste sábado (28) em mais de 200 cidades do país o Dia Internacional da Animação. Em Rio Branco, a ação, realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), ocorre com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).

No Brasil, a mostra vai para a sua 14ª edição e será realizada simultaneamente em todos os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

Curtas-metragens internacionais e nacionais serão exibidos na Biblioteca Pública/ Imagem: Reprodução

Em 2017, a festa adquire mais importância por celebrar o aniversário de 100 anos da animação brasileira: o curta-metragem de animação, intitulado “Kaiser”, dirigido pelo cartunista Álvaro Martins e exibido pela primeira vez em 22 de janeiro de 1917, é o registro mais antigo que se tem desse tipo de produção no Brasil.

Confira o vídeo no YouTube:

Ítalo Rocha, organizador do evento em Rio Branco, destaca que as exibições serão divididas em sessão nacional (para pessoas de 14 anos em diante) e sessão infantil. “Serão três horas de mostra, sendo que uma pequena curadoria irá decidir quais os curtas inseridos na programação”, disse Rocha.

Na Capital acreana, o evento está previsto para as 18h na Filmoteca Acreana, localizada na Biblioteca Pública do Estado do Acre (bairro Centro). A entrada é franca.

Sair da versão mobile