Mostra de filmes africanos do CinePET continua neste sábado no campus da Ufac

Trazendo a cultura africana para o debate em Rio Branco, o CinePET da Universidade Federal do Acre (Ufac) continua sua mostra de filmes africanos neste sábado (14). A obra escolhida é “Ceddo”, filme senegalês de 1977 dirigido por Ousmane Sembène.

Os quatro filmes escolhidos para o mês de outubro estão dentro da temática intitulada “O cinema africano: História, cultura, política e resistência”. A sessão, aberta ao público, terá início a partir das 15h na Sala Ambiente do curso de Letras (Sala 7), no Bloco Francisco Wanderley Dantas (Bloco de Letras Inglês e Ciências Ecônomicas) da Ufac. Os participantes também irão debater sobre a obra e receberão um certificado de participação.

“Ceddo” segue uma cultura que é ameaçada pela aproximação do islamismo e do cristianismo. O Rei Demba (Matoura Dia) é convertido ao Islã, mas os guerreiros Ceddo se recusam a abandonar suas tradições. Em protesto contra as restrições sofridas e a obrigatoriedade da conversão à nova religião, um Ceddo sequestra Dior Yacine (Tabata Ndiaye), a filha do rei, iniciando uma guerra civil.

Sobre o CinePET:

O grupo surgiu como uma proposta realizada pelo curso de Letras em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) desde 2016. Desde então, o CinePET busca explorar temas que geram diálogos entre os participantes, e já contou com meses nos quais foram discutidas temáticas raciais, participação da mulher na sétima arte e o cinema sul-coreano. Para mais informações, acesse a página do grupo no Facebook

Confira a programação do CinePET para o mês de outubro:

PUBLICIDADE