Outubro Rosa: Aleac realiza manhã de orientação e prevenção ao câncer de mama

Através do gabinete da deputada estadual Eliane Sinhasique, em parceria com a Associação Médica do Acre (AMAC), com a Sociedade de Mastologia do Acre e com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Acre (ASSOGIAC), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta terça-feira (31), palestras de orientação e prevenção ao câncer de mama.

Servidoras, assessoras e comunidade aprenderam a fazer o autoexame da mama, além de receber consultas e esclarecer dúvidas com a equipe de médicos especialistas.

Eliane Sinhasique ressaltou que esse tipo de ação é muito importante, pois há 95% de chance de cura do câncer quando descoberto no início. “O autoexame ajuda as mulheres a terem um diagnóstico precoce”.

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira/Foto: Ascom

A parlamentar falou, ainda, das dificuldades de se fazer a mamografia e de iniciar o tratamento do câncer no Acre. “Aqui podemos discutir essa problemática com a classe médica”.

A presidente da AMAC, drª. Jene Greyce, agradeceu a parceria com a deputada Eliane e falou da importância de trazer profissionais específicos para esclarecer sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

“É muito importante encerrar o mês de outubro promovendo essa ação. Um dos objetivos da Associação Médica é promover atividades educativas como essa que orientem à comunidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico de doenças”.

A ação atendeu um pedido da deputada Eliane Sinhasique/Foto: Ascom

As palestras foram apresentadas pela drª Adriana Marinho, presidente da Sociedade de Mastologia do Acre, e pela drª Siglia França, presidente da ASSOGIAC. Cerca de 50 estudantes de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Uninorte colaboraram com aferição de pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Outubro Rosa: Aleac realiza manhã de orientação e prevenção ao câncer de mama