Lotando o auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) na noite de terça-feira (7), o 1º Encontro Jurídico dos Delegados de Polícia Civil do Acre reuniu acadêmicos de Direito, membros da comunidade jurídica e comunidade em geral, que prestigiaram o debate sobre temas atuais e de relevância para a Polícia Judiciária.
O evento, realizado pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Acre (Adepol-AC), teve inscrições gratuitas e trouxe três palestrantes para a troca de ideias com o público sobre os temas “Moderna visão do inquérito policial”, “Conciliação de conflitos” e “Função judicial do Delegado de polícia na detenção em flagrante”.
As falas foram ministradas, respectivamente por Henrique Hoffmann (Delegado de Polícia Civil do Paraná), Vanderlei Thomas (Delegado de Polícia Civil do Acre) e Ruchester Marreiros (Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro).
Para a estudante Yasmin Moreira Machado, estudante do primeiro ano de Direito na FAAO, é importante que os acadêmicos tenham interesse nesse tipo de encontro: “Acredito que a experiência ajuda no enriquecimento das nossas experiências. O debate vai além dos conteúdos em sala de aula, e isso amplia nossa visão profissional”.
Cleylton Videira dos Santos, Delegado e presidente da Adepol-AC, explicou que o principal objetivo do encontro foi trazer esse debate para a esfera acadêmica: “Trouxemos essa moderna visão do inquérito policial para quebrar alguns paradigmas existentes. Isso vai cooperar com o próprio trabalho das autoridades policiais do Estado, e queremos contribuir também na formação profissional dos futuros profissionais jurídicos do Acre”.
Emylson Farias, secretário de Estado de Segurança Pública, também prestigiou o evento, e reafirmou que o Governo do Estado vem trabalhando para fazer valer a cultura de paz. “Aproximamos o encontro dos Delegados com a comunidade, buscando novas direções para nortear o futuro da segurança pública, fazendo com que o processo civilizatório seja cada vez melhor”, disse.
PALESTRANTES FALAM SOBRE OS TEMAS DO ENCONTRO
Vanderlei Thomas / Conciliação de conflitos:
“Esse primeiro encontro é muito importante por investir na reflexão sobre os temas jurídicos acerca da instituição policial civil, além de refletir também sobre as atribuições do Delegado de polícia. Meu tema é relativamente novo na polícia judiciária, que é a conciliação de conflitos. Um dos nossos projetos, chamado Pacificar, está expandindo núcleos e trazendo resultados positivos na resolução de crimes.”
Henrique Hoffmann / Moderna visão do inquérito policial:
“O inquérito é o mais importante mecanismo de busca da verdade em uma persecução criminal. Mais do que responsabilizar, ele quer descobrir a verdade: não é apenas para a acusação, mas também para a defesa, esclarecendo os fatos da maneira mais cristalina possível.”
Ruchester Marreiros / Função judicial do Delegado de polícia na detenção em flagrante:
“É importante destacar que o centro das nossas ações é para a proteção das vítimas, que precisam de respostas do Estado, e as prerrogativas dos Delegados de polícia para exercer, com imparcialidade e independência, a função criminalística que lhe foi atribuída.”