ContilNet Notícias

1º Encontro Jurídico dos Delegados de Polícia Civil do Acre lota auditório da FAAO

Por ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

Lotando o auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) na noite de terça-feira (7), o 1º Encontro Jurídico dos Delegados de Polícia Civil do Acre reuniu acadêmicos de Direito, membros da comunidade jurídica e comunidade em geral, que prestigiaram o debate sobre temas atuais e de relevância para a Polícia Judiciária.

O evento, realizado pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Acre (Adepol-AC), teve inscrições gratuitas e trouxe três palestrantes para a troca de ideias com o público sobre os temas “Moderna visão do inquérito policial”, “Conciliação de conflitos” e “Função judicial do Delegado de polícia na detenção em flagrante”.

Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento no auditório da FAAO. Foto: ContilNet

As falas foram ministradas, respectivamente por Henrique Hoffmann (Delegado de Polícia Civil do Paraná), Vanderlei Thomas (Delegado de Polícia Civil do Acre) e Ruchester Marreiros (Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro).

Para a estudante Yasmin Moreira Machado, estudante do primeiro ano de Direito na FAAO, é importante que os acadêmicos tenham interesse nesse tipo de encontro: “Acredito que a experiência ajuda no enriquecimento das nossas experiências. O debate vai além dos conteúdos em sala de aula, e isso amplia nossa visão profissional”.

Cleylton Videira dos Santos, Delegado e presidente da Adepol-AC, explicou que o principal objetivo do encontro foi trazer esse debate para a esfera acadêmica: “Trouxemos essa moderna visão do inquérito policial para quebrar alguns paradigmas existentes. Isso vai cooperar com o próprio trabalho das autoridades policiais do Estado, e queremos contribuir também na formação profissional dos futuros profissionais jurídicos do Acre”.

Autoridades prestigiaram a presença da comunidade ao evento. Foto: ContilNet

Emylson Farias, secretário de Estado de Segurança Pública, também prestigiou o evento, e reafirmou que o Governo do Estado vem trabalhando para fazer valer a cultura de paz. “Aproximamos o encontro dos Delegados com a comunidade, buscando novas direções para nortear o futuro da segurança pública, fazendo com que o processo civilizatório seja cada vez melhor”, disse.

PALESTRANTES FALAM SOBRE OS TEMAS DO ENCONTRO

Vanderlei Thomas / Conciliação de conflitos:

Vanderlei Thomas, Delegado de Polícia Civil do Acre. Foto: ContilNet

“Esse primeiro encontro é muito importante por investir na reflexão sobre os temas jurídicos acerca da instituição policial civil, além de refletir também sobre as atribuições do Delegado de polícia. Meu tema é relativamente novo na polícia judiciária, que é a conciliação de conflitos. Um dos nossos projetos, chamado Pacificar, está expandindo núcleos e trazendo resultados positivos na resolução de crimes.”

Henrique Hoffmann / Moderna visão do inquérito policial:

Henrique Hoffmann, Delegado de Polícia Civil do Paraná. Foto: ContilNet,

“O inquérito é o mais importante mecanismo de busca da verdade em uma persecução criminal. Mais do que responsabilizar, ele quer descobrir a verdade: não é apenas para a acusação, mas também para a defesa, esclarecendo os fatos da maneira mais cristalina possível.”

 

Ruchester Marreiros / Função judicial do Delegado de polícia na detenção em flagrante:

Ruchester Marreiros, Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Foto: ContilNet

“É importante destacar que o centro das nossas ações é para a proteção das vítimas, que precisam de respostas do Estado, e as prerrogativas dos Delegados de polícia para exercer, com imparcialidade e independência, a função criminalística que lhe foi atribuída.”

Sair da versão mobile