Ao chamar de ‘tragédia’ vitória do PT em Xapuri, deputado omite desaprovação do antecessor

Adequação

Nos feriados prolongados, como o dos últimos dias, minguam os assuntos políticos e passa a prevalecer, no noticiário, a violência do dia a dia. Só nesta sexta-feira, 17, a contabilidade foi engrossada com mais três assassinatos na capital.

Boa vontade não resolve

Não obstante os esforços das polícias, em especial a da PM, a violência campeia, com a cidade dividida em territórios comandados pelas facções. Mas dedicação e boa vontade não bastam para conter a criminalidade. Falta-lhes justamente o que o atual governo se recusa a fornecer: aumento do efetivo e investimentos em armas, munição e viaturas.

Governador Tião Viana/Foto: Sérgio Vale

Pop star

Mais preocupado em figurar em Bonn, na Alemanha, como o ícone da preservação ambiental da Amazônia, o governador Tião Viana se mostra cada dia mais indiferente à mortandade que o rodeia – e sem que o atinja, é claro.

Regresso – e a rotina de sempre

De volta ao Acre, Tião deverá retomar sua rotina de cafezinhos e mais cafezinhos com os aliados políticos, a fim de tratar do assunto que mais lhe apraz: o que fazer para garantir a continuidade do ‘reinado’ petista no Estado.

O míope e os embusteiros

Avesso às más notícias, conforme sabem os seus assessores, o governador haverá de ouvir apenas boas notícias que ocorreram durante sua ausência. Com Tião Viana no governo, o embuste se uniu à miopia.

Discípulos de Maquiavel

Após o episódio da condução coercitiva do prefeito da capital, Marcus Alexandre (PT), para depor nas dependências da Polícia Federal, os companheiros – entre os quais o senador Jorge Viana – afirmaram, levianamente, que o empresário Carlos Sasai morreu graças à pressão decorrida do seu indiciamento na Operação G7.

A história é outra

Sabe-se, porém, que o governo de Tião Viana estava inadimplente com os empreiteiros. As dívidas decorriam da execução de obras cujos pagamentos não vinham sendo honrado havia meses. O calote, inclusive, levou alguns empreendedores à falência – entre os quais João Francisco Salomão, que em 2013 ingressou com um pedido de recuperação judicial a fim de honrar o pagamento de cerca de 350 empregados.

Sasai/Foto: Reprodução

Pico de pressão

Sasai era um dos credores. O AVC que o vitimou, levando-o à morte tempos depois, se deu no dia 24 de dezembro de 2014, no gabinete do governador, durante conversa com Tião Viana. O teor do encontro nunca foi revelado. Mas as especulações dão conta de que o ex-presidente da Fieac tenha ido à Casa Rosada na tentativa de receber parte da dívida.

Pra ilustrar

Em mrçao de 2014, por exemplo, o jornal Folha de S.Paulo registrou em reportagem que o legado do governador Tião Viana, então candidato à reeleição, consistia em “uma gestão que ampliou a dívida pública e freou investimentos em infraestrutura”. Em resumo, os empreiteiros não recebiam e amargavam a perspectiva da retração do setor.

Considerações

É possível que a G7 tenha contribuído com a morte de Sasai, como afirmou Jorge Viana. Mas muito pouco provável que essa tenha sido a única razão pela qual ele tenha sido vitimado por um acidente vascular cerebral.

Cúmulo

Não bastasse a tragédia que se abateu sobre o empresário e sua família, os ladinos defensores de Marcus Alexandre recorreram à ela na hora de atacar a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Antecedente

Esse mesmo argumento, aliás, foi usado para justificar o falecimento da esposa de Lula, Marisa Letícia. A tática dos finórios era desgastar a imagem do juiz Sérgio Moro e desqualificar o seu mérito em deslindar o funcionamento da quadrilha que tomou de assalto o país.

 

Deputado Antônio Pedro/Foto: Reprodução

Lamento impróprio

O deputado estadual Antônio Pedro (DEM) não tem razão alguma para lamentar a eleição de um petista para a prefeitura de Xapuri. Muito menos de chamar o caso de “tragédia”.

Lembrete

Ainda que a cidade esteja abandonada, e a população arrependida, como alega o parlamentar do DEM, cabe lembrar que o antecessor do atual prefeito Bira Vasconcelos, o tucano Marcinho Miranda, teve sua gestão desaprovada pela população xapuriense e ainda responde, na justiça, por suspeita de desvio de combustíveis.

Semelhança

O mesmo se dá em Brasileia, onde a oposição, com o peemedebista Everaldo Gomes, tratou de promover um festival de falcatruas, a ponto de Everaldo ter sido afastado do cargo e o seu mentor, Aldemir Lopes, preso pela Polícia Federal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ao chamar de ‘tragédia’ vitória do PT em Xapuri, deputado omite desaprovação do antecessor