ContilNet Notícias

Assermurb e outros sindicatos garantem recomposição salarial para servidores no pagamento de outubro

Por ASCOM

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Lei Complementar n° 24, de 28.08.2017, publicada no Diário Oficial nº. 12.127, de 29.08.2017, concedeu a partir do pagamento de agosto, recomposição salarial para o grupo 1-A. Agora, neste pagamento de outubro estão sendo contemplados os servidores dos Grupos 1-B e 1-C. Em dezembro os contemplados serão os servidores do grupo 2. Ao todo, está garantida a recomposição salarial para mais de 2600 servidores distribuídos em 39 cargos da administração direta.

Em janeiro, a Assermurb noticiou ao prefeito o problema dos pisos salariais desses grupos que ficaram abaixo do salário mínimo nacional por conta do reajuste de 6.47%, que fez com que o salário fosse de R$ 880,00 para R$ 937,00. Em maio, o debate com a gestão pela correção dessa distorção se intensificou, visto que os servidores estavam há tempos tendo prejuízos já que as verbas são calculadas sobre os salários base.

Assermurb continua garantindo recomposição salarial/Foto: Reprodução

Durante o mês de junho demos prosseguimento a negociação da Data Base e conseguimos que mais de 1 milhão de reais do orçamento do município seja investido até o final deste ano. E desde agosto, os salários dos grupos de cargos de ensino fundamental e médio da prefeitura não estão mais abaixo do mínimo nacional. Somente no pagamento de agosto, quase 1. 000 servidores tiveram direito à recomposição salarial em torno de 9.67% no salário base. Agora em outubro, mais de 740 servidores tiveram direito à recomposição salarial em torno de 10% no salário base, sem contar o acréscimo das verbas permanentes de adicional de formação, adicional de titulação, sexta parte, dentre outras.

VEJA COMO ESTÁ DEFINIDO O ESCALONAMENTO DOS GRUPOS:

PAGAMENTO DE AGOSTO

GRUPO 1-A: merendeira, inspetor de alunos, gari, servente contínuo, zelador, vigia, eletricista, auxiliar de agente de inspeção, auxiliar de mecânico, auxiliar de topógrafo, controlador de balança, coveiro, tratador de animais silvestres, carpinteiro, encanador, guarda de segurança e jardineiro.

PAGAMENTO DE OUTUBRO

GRUPO 1-B: motorista, operador de máquinas pesadas e mecânico.

GRUPO 1-C: auxiliar de escritório, escriturário, digitador, telefonista, telexista, agente de zoonoses e agente de endemias.

PAGAMENTO DE DEZEMBRO 927

GRUPO 2: atendente de saúde bucal, auxiliar de enfermagem, agente de feiras e mercados, monitor ambiental, supervisor alimentar, assistente de creche, assistente educacional, assistente escolar, cuidador pessoal e tradutor da língua brasileira de sinais.

Marquinhos Gama, Presidente da ASSERMURB, relembra que a conquista da recomposição salarial teve como marco a paralisação do dia 20 de junho, com a presença de mais de 500 servidores municipais, reivindicando como uma das principais pautas, o fim da complementação do salário mínimo. Além de creditar essa conquista sobretudo aos trabalhadores, também parabeniza o Comando Sindical que de maneira responsável tem negociado esta e outras pautas importantes com a gestão municipal, que por sua vez, tem se sensibilizado e já acatado algumas reivindicações. Mas ainda há muito no que avançar!

CONFIRA AS NOVAS TABELAS SALARIAIS:

 

Sair da versão mobile