Baleia morre encalhada na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro

Um biólogo confirmou que uma baleia encalhada na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira (15), está morta.

“Está em um estado de decomposição bem avançado. Pelo estado, sem pele, inchada, pode ser que esteja morta há cerca de uma semana ou mais”, destacou Rafael Carvalho, biólogo da Uerj que participa do projeto de monitoramento de praias.

A ideia dos especialistas é colocar o animal, com a ajuda de um guindaste, em um caminhão, para não ter que partir o animal ao meio, disse o biólogo. A baleia tem cerca de 30 toneladas e entre 13 a 15 metros de comprimento.

A atenção dada pelos banhistas ao animal morto incomodou algumas outras pessoas/Foto: Reprodução

A mandíbula do animal estava separada do corpo e foi retirada por homens do Grupamento Especial de Praias. A Guarda Municipal está no local e isolou a área. O Centro de Operações Rio (COR) alertou os cariocas para a presença da baleia na orla.

A atenção dada pelos banhistas ao animal morto incomodou algumas outras pessoas.

“Fico muito incomodada que as pessoas ficam mais preocupadas em tirar foto, com ela já morta, do que respeitar o animal”, disse Lorena Cavalcante Lopes, de 31 anos, advogada.

Davi Oliveira Carvalho, de oito anos, morador da Rocinha, ficou triste em ver a pela primeira vez, uma baleia morta.

“É muito triste. Ela tem que ficar no fundo para poder nadar. Nunca vi baleia de perto. Nunca vi uma baleia se mexer”, lamentou Davi.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Baleia morre encalhada na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro