ContilNet Notícias

MPAC vai investigar viagem da primeira-dama em helicóptero oficial

Por REDAÇÃO CONTILNET

A “carona” dada no Harpia 1 – helicóptero do Governo do Estado, à primeira-dama, Marlúcia Cândida, no dia 31 de outubro, até a comunidade Céu do Mapiá, pode custar muito caro ao governador Tião Viana. Uma representação assinada pelos vereadores Roberto Duarte (PMDB), Lene Petecão (PSD) e o presidente do Rede no Acre,  Carlos Gomes, será protocolada no Ministério Público Estadual (MPAC), o documento afirma que tal ato pode configurar em improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.

A representação desconhece que a viagem da primeira-dama ao Céu do Mapiá tenha qualquer relação com causas humanitárias, como defendeu a secretária de comunicação do Estado, Andrea Zílio. “É de conhecimento público que não ocorreu nenhuma catástrofe ou algo similar para justificar tal viagem”, diz o documento que será encaminhado ao Ministério Público e que a ContilNet teve acesso exclusivo.

Para Roberto Duarte, um dos vereadores que assinam a representação contra o Estado, a “carona” atendeu a interesses pessoais e uma pessoa física, no caso a primeira-dama, usufruiu do bem público em proveito próprio. A peça jurídica afirma que Marlúcia Cândida não é servidora pública e: “Ainda que fosse, não estava a serviço do Governo, aproveitou o voo para pegar uma ‘carona’ sem nenhuma prévia autorização legal, pelo menos que se tenha conhecimento”, acrescenta o documento.

Viagem da primeira-dama ao Céu do Mapiá foi polêmica na última semana/Foto: reprodução

Desde que o caso veio à baila, a equipe de comunicação do governo tenta defender o uso do helicóptero Harpia 1 na viagem que foi realizada até o interior do Amazonas, em Boca do Acre. Pelo Facebook, Marlúcia registrou o nome de madrinha Rita, como uma líder do Santo Daime, e justificou sua ida até a colocação conhecida como Céu do Mapiá, como sendo um trabalho em prol das pessoas que vivem em comunidades distantes.

“Ouvimos suas histórias, necessidades e aprendemos muito com elas. Madrinha Rita, que não pode se locomover, nem de carro, demonstrou sua alegria e agradecimento em voltar para sua comunidade onde foi recebida com muito amor por todos”, disse Marlúcia Candida.

Os autores da representação pedem a abertura de uma investigação minuciosa para detectar possíveis irregularidades e, caso constatado, a devolução aos cofres públicos dos custos da viagem, incluindo a manutenção da aeronave e diárias que podem ter sido pagas.

“Causas humanitárias são aquelas que demandam ajuda humanitária, que é uma forma de solidariedade ou de cooperação voltada para populações muito pobres, que sofrem em razão de guerras ou de catástrofes naturais”, relatam os autores da representação.

 

Sair da versão mobile