25 de abril de 2024

Beber três xícaras de café por dia faz mais bem do que mal à saúde

As pessoas que bebem de três a quatro xícaras de café por dia têm mais probabilidade de ver benefícios do que problemas de saúde, correndo menos risco de morte prematura e de sofrer doenças cardíacas do que aquelas que se abstêm, disseram cientistas.

A pesquisa publicada na quarta-feira, que compilou indícios de mais de 200 estudos anteriores, também revelou que o consumo de café está ligado a um risco menor de diabetes, doenças hepáticas, demência e alguns tipos de câncer.

Beber de três a quatro xícaras por dia é a quantidade mais benéfica, afirmaram os cientistas, exceto para gestantes ou mulheres que têm risco mais elevado de sofrer fraturas.

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, e para entender melhor seus efeitos sobre a saúde, o especialista em saúde pública Robin Poole, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, liderou uma equipe de pesquisa de uma “análise agregada” de 201 estudos com base em pesquisas empíricas e 17 estudos baseados em testes clínicos em todos os países e situações.

As “análises agregadas” sintetizam análises coletadas anteriormente para oferecer um sumário mais claro de pesquisas variadas sobre um tópico em particular.

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo/Foto: reprodução

“Beber café parece seguro dentro dos padrões comuns de consumo”, concluiu a equipe de Pool em sua pesquisa, publicada no periódico científico britânico BMJ na quarta-feira.

O consumo de café foi ligado de maneira constante a um risco menor de morte por todas as causas e por doenças cardíacas. A maior redução de risco relativo de morte prematura foi vista em pessoas que bebem três xícaras por dia quando comparadas com pessoas que não ingerem a bebida.

Beber mais de três xícaras por dia não foi ligado a nenhum dano, mas os efeitos benéficos se mostraram menos pronunciados.

O café também foi associado a um risco menor de vários tipos de câncer, como os de próstata, endométrio, pele e fígado, além de diabetes tipo 2, pedras nos rins e gota, disseram os pesquisadores. O maior benefício foi para problemas hepáticos, como cirrose.

A equipe de Poole observou que, como sua análise incluiu sobretudo dados empíricos, não se pode extrair nenhuma conclusão firme sobre causa e efeito, mas disse que suas descobertas dão apoio a outras análises e estudos recentes sobre o consumo de café. Com informações TERRA.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost