22 de dezembro de 1988. A data ficou marcada para sempre nos livros de História, principalmente nos registros históricos do Acre. Neste dia, um tiro com 42 caroços de chumbo atingiu fatalmente o líder seringueiro e ecologista Chico Mendes (1944-1988). Do crime, apenas uma testemunha: Genésio Ferreira da Silva, que possuía na época apenas 13 anos de idade.
Com o apoio dos jornalistas Elson Martins e Zuenir Ventura, a história de Genésio encontrou forma no livro intitulado “Pássaro sem rumo”. Editada pelo Instituto Vladimir Herzog, a obra detalha a participação da testemunha no desenrolar do caso, que culminou com a condenação dos acusados Darly Alves da Silva e seu filho Darci Alves.
Obra resgata momento crucial da História do Acre/ Imagem: Reprodução
Darly e Darci foram condenados em 1990 a 19 anos de detenção. Eles fugiram da prisão em 1993, e foram recapturados em 1996. Em 1999, Darly saiu do presídio para cumprir o restante da pena em prisão domiciliar, alegando problemas de saúde. Darci, no mesmo ano, ganhou o direito de cumprir o restante da pena em regime semi-aberto.
O crime também mudou radicalmente a vida do menino Genésio. Auxiliado por Elson e Zuenir, ele teve que deixar o Acre para proteger a própria vida, já que havia uma trama para executá-lo. Genésio ficou, sob a tutela de Ventura, no Rio de Janeiro (RJ) até os 21 anos de idade.
Com 13 anos de idade, Genésio foi a testemunha-chave do assassinato de Chico Mendes/ Imagem: Reprodução
Na apresentação da obra, Elson Martins detalha: “Mesmo com os estudos interrompidos na sexta série do ensino fundamental, consegue dar pistas confiáveis sobre o imaginário dos povos da Floresta Amazônica. Na forma como descreve suas angústias e medos, revela sentimentos existencialistas de fazer inveja a pensadores consagrados; ao mesmo tempo, põe em cheque a nacionalidade que aceita conviver com uma parte invisível dela mesma, sem avaliar os riscos dessa abominável indiferença”.
Para adquirir a obra, vendida por R$ 50 e cujo valor arrecadado será destinado para Genésio, basta entrar em contato através do Facebook com os revendedores do livro: Sérgio de Carvalho, Elson Martins e Alexandre Nunes Nobre.
