25 de abril de 2024

Militantes fincam cruzes na Praça da Revolução: “simboliza o sepultamento dos direitos”

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (13), um grupo de jovens militantes da UJC – União da Juventude Comunista – espalharam cruzes pela Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, em protesto contra a reforma trabalhista e outros ‘retrocessos’.

Grupo de militantes realizou o protesto na manhã desta segunda-feira/Foto: Arquio Pessoal

Com frases como “Aqui Jaz seus direitos trabalhistas”, as 46 cruzes representam a insatisfação do grupo com o atual momento político e econômico que vive o país.   Para os militantes, a atual reforma que entrou em vigor no último sábado (11), ataca os direitos sociais. “O ato simboliza o sepultamento dos direitos e conquistas”.

Ao todo, foram espalhadas 46 cruzes/Foto: Arquivo Pessoal

“Nas cruzes espalhadas tem frases que apresentam a sociedade, os direitos que estão sendo retirados pelos governos, tendo entre eles o direito a reprodução, a demarcação das terras indígenas, a direitos trabalhistas entre outros”, disse o militante Giovanny Kley.

Entre os protestos, os militantes citam uma possível privatização dos serviços de saúde pública no Acre, a aprovação da PEC 181 que proíbe o aborto mesmo em caso de estupros. “Pra ter noção, o governo do estado do Acre quer privatizar a saúde pública, o governo Federal compra o congresso (com dinheiro público) e aprova a reforma trabalhista, que beneficia os grandes empresários e tira mais de 100 direitos dos trabalhadores em uma canetada só; atropela os direitos das mulheres e aprova o projeto da PEC181 que deixa a mulher no papel de encubadora humano, retrocedendo os direitos conquistados ainda em 1940 de abortar em caso de estupro ou risco para a mãe. Este e apenas o começo, não iremos nos calar”, afirmou Sara Lancellote.

Frases como “Aqui Jaz seus direitos trabalhistas” foram escritas nas cruzes/Foto: Arquivo Pessoal

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost