ContilNet Notícias

Morre aos 72 anos Rita Batista, coordenadora do Educandário Santa Margarida

Por REDAÇÃO CONTILNET

Faleceu na manhã deste sábado (18), de causa ainda desconhecida, Rita Batista. Aos 72 anos, Rita era a atual coordenadora do Educandário Santa Margarida em Rio Branco. Ela faleceu em sua residência no Conjunto Castelo Branco e sofria de hipertensão e problemas respiratórios.

Rita Batista foi fundadora do PCdoB no Acre e atuou em diversas causas populares. Foto: Reprodução

Rita era mãe de quatro filhos, incluindo o atual secretário municipal de Educação, Márcio Batista. Ela também foi a fundadora do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Acre, em 1978, enfrentado ditadura militar e ingressando no meio político para lutar pela igualdade de gênero. Rita também foi a primeira mulher que se tornou apresentadora na Rádio Difusora Acreana.

Em postagem oficial, a equipe do Santa Margarida lamentou o falecimento, destacando que, “na dor, celebramos a vida desta grande mulher”.

Ela estava na direção do educandário há três anos. Mãe de quatro filhos, avó de seis netos, e protetora das mais de 30 crianças que o Santa Margarida abriga.

Leia na íntegra as homenagens do PCdoB-AC:

As almas de todas as mulheres são imortais. Mas as almas das mulheres justas são imortais e divinas.

Rita Batista, fundadora do PCdoB no Acre, recebeu um convite especial de Deus: cuidar das criancinhas no Céu, como ela cuidava aqui na terra, no Educandário Santa Margarida.

Rita era uma mulher de diamante, aço líquido e rosas. Sempre lutou como uma leoa por seus filhos, seus netos, seus camaradas.

A vida de Rita sempre foi de amor incondicional aos mais pobres, ao seu Partido e ao povo acreano.

Rita lutou com honra, com dignidade e altivez. Rita tinha a firmeza do ferro fundido e a leveza dos jardins.

Os camaradas do Acre e do Brasil se despedem com a certeza de que Rita Batista cumpriu a sua missão de mãe, de camarada e de mulher das lutas do povo acreano.

Vá em paz, camarada Rita!

Os dirigentes e militantes do PCdoB do Acre.

Sair da versão mobile