Ministério Público Federal no Distrito Federal apresentou denúncia nesta quarta-feira (8) contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega por fatos apurados na Operação Zelotes. Ele é acusado de corrupção, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.
A Operação Zelotes investiga pagamentos de propina a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e outros servidores públicos para que multas aplicadas a empresas – entre bancos, montadoras, empreiteiras – fossem reduzidas ou anuladas.
O Carf é uma espécie de tribunal administrativo onde empresas recorrem de multas aplicadas pela Receita Federal. Além de Mantega, foram denunciados o ex-presidente do Carf Otacílio Cartaxo e outras 12 pessoas.
Segundo a denúncia, as investigações revelaram que houve manipulação da composição e do funcionamento do Conselho Superior de Recursos Fiscais, órgão do Carf, para favorecer, de forma ilegal, a empresa Cimento Penha. Em troca, segundo a acusação, houve pagamento de propina.