Simulação no Centro de Rio Branco integra Semana Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito

Um automóvel amassado pelo impacto de uma batida, uma moto caída na rua e um lençol cobrindo o que aparentava ser o corpo de uma vítima fatal. A cena surpreendeu os moradores de Rio Branco que passaram pelo Centro da cidade nesta terça-feira (14), mas se tratou apenas de uma simulação educativa.

O ato, que foi uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF-AC), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC), promove a Semana Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, cujo dia mundial em 2017 será no dia 28 deste mês.

Instaurado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (em inglês, World Day of Remembrance) é celebrado no terceiro domingo de novembro, e foi instaurado para intensificar a consciência e a prudência no trânsito.

Simulação no Centro de Rio Branco promove a Semana Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Foto: ContilNet

Américo Paes, inspetor da PRF-AC, a simulação é para que as pessoas tenham esse impacto visual e se conscientizem para evitar acidentes: “Visualizar uma cena dessas estimula a reflexão, porque faz o cidadão imaginar ‘e se fosse comigo ou com um amigo, um parente?’. É conhecido que 90% dos acidentes é ocasionado por fator humano, completando a porcentagem 5% da via e 5% do próprio veículo”.

Luiz Eduardo Ferreira, gerente de educação da RBTrans, reafirma a importância das ações educativas promovidas pela autarquia e pelos parceiros. “Uma cena de acidente é muito impactante, e por não saberem que é uma simulação, elas se aproximam para saber o que aconteceu, e são informadas do objetivo da ação. Também realizamos palestras nas escolas da rede municipal de ensino, e já atendemos mais de seis mil jovens nos eventos educacionais”.

ACRE É O 2º ESTADO COM MENOR NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Neste mês, também foi divulgado pelo Retrato da Segurança Viária 2017, que o Estado do Acre é o segundo do Brasil com o menor número de acidentes de trânsito. As informações utilizadas para a pesquisa levaram em consideração dados de 2015, que indicaram 115 mortes em decorrência de acidentes nas vias.

Segundo dados do Detran-AC, os números baseados nas ocorrências entre janeiro e setembro de 2016 e 2017 também indicam redução: nesse período em 2016, foram registrados 53 óbitos; e de janeiro a setembro de 2017, foram 33 óbitos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Simulação no Centro de Rio Branco integra Semana Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito