A Associação Acreana de Cinema-ASACINE realiza nesta quarta-feira (27), às 9:30 da manhã, as margens do Rio Acre (Passarela Joaquim Macedo, no segundo Distrito) um ato solene intitulado “Plantando Vidas”. Na ocasião, será plantado uma muda de copaíba e finalizará com apresentações musicais e recitais de poesias. O objetivo do evento além de contribuir com a preservação do Rio Acre é homenagear também o músico, poeta e cineasta João Batista Marques de Assunção “O Teixeirinha do Acre”.
“O ato visa celebrar a vida na medida em que este simbolismo duplo, além de homenagear o nosso glorioso cineasta João Batista, visa também contribuir com a preservação de nossos poucos recursos hídricos que ainda temos. Entretanto, nossas vidas é uma verdadeira passagem, como o percurso de um rio levando alegria, amor e união entre os povos assim como o nosso glorioso amigo “Teixeirinha do Acre” que, quando em vida plantou muito amor, alegria e muita arte ao povo acreano”, comenta o Geógrafo Claudemir que também é membro da Academia Acreana de Letras (AAL).
Para o Presidente da ASACINE Enilson Amorim, o ato é de suma importância. “Primeiro porque nós do cinema acreano nos sentimos bastante grato por esta homenagem, segundo porque tal atitude além de preservar a memória de nosso brilhante cineasta que foi um dos fundadores da sétima arte em solo acreano, visa também preservar o nosso tão sofrido Rio Acre que ao longo dos anos tem sofrido bastante com os poluentes que são depositados em suas margens. No entanto, acredito que a copaíba como tem fins medicinais pode curar também a doença da destruição ambiental”, finalizou Amorim.
No local onde será plantada a muda de Copaíba, será colocado uma placa entalhada em madeira com uma frase em homenagem ao cineasta feita pelo poeta e artista Manoel Lourenço.