Os deputados estaduais da Comissão de Agricultura debateram durante toda a tarde desta quinta-feira (7), na cidade de Xapuri, no Alto Acre, a produção agrícola da região. O requerimento foi de autoria do deputado estadual Antônio Pedro (DEM) e teve como objetivo debater com a Seaprof e outros órgãos competentes as melhorias para o setor.
“Este é um setor que busca mais parcerias, acredito que o debate alcançou os seus objetivos, vamos continuar cobrando na tribuna da Assembleia aquilo que foi pactuado com produtores, associações rurais, sindicalistas e a sociedade organizada”, disse o democrata Antônio Pedro.
O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Lourival Marques (PT), enfatizou que as propriedades rurais acreanas de pequeno e médio porte são compostas em grande parte por agricultores e da necessidade de incentivar e ajudar mais o setor.
“Geralmente são trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca tecnologia e mão de obra familiar. Ocasionalmente essas propriedades são desprovidas de aplicação de técnicas, tecnologias e conhecimentos. Diante disso, sua produção agropecuária e agrícola é de baixa produtividade”, afirmou.
O deputado Nelson Sales (Progressistas) disse que o homem do campo segue carente de políticas públicas e do incentivo tecnológico. “Existe muita cobrança, às vezes até perseguição dos órgãos controladores e falta a presença do Estado no setor produtivo”, declarou Sales.