Missão peruana vem ao AC para inspecionar Dom Porquito; exportação só em 2018

Caso a missão formada por técnicos peruanos entenda que as instalações, abate, armazenamento e transporte estão dentro das exigências fitossanitárias da legislação peruana, o acordo comercial estará pronto para ser assinado e a exportação poderá iniciar.

A exportação de carne suína acreana é uma meta que vem sendo perseguida há três anos. Finalmente, no final de janeiro de 2018, o acordo poderá ser assinado. “Nós estamos empenhados nessa luta. No início deste ano, o senador Gladson Cameli (P) trouxe ao Acre o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para sensibilizá-lo a agilizar essa transação. Agora estamos nos detalhes finais”, comemorou o secretário do Ministério da Agricultura no Acre, Luziel Carvalho.

Dom Porquito/Foto: reprodução

Na ocasião, Blairo destacou a importância de o Acre buscar parcerias comerciais com os países andinos, em vez de tentar disputar mercados do Sul/Sudeste. O Peru faz fronteira com o Acre e sempre foi a grande possibilidade de parcerias comerciais, por ser o maior importador de carne suína da região.

Só para dar uma ideia, basta dizer que enquanto a importação de carne suína do Acre não se concretizava, o Peru importou toneladas de carne do Canadá e dos Estados Unidos. A carne viajava quase 6 mil km (distância medida em linha reta) para chegar ao mercado peruano.

Após a inspeção, o Dom Porquito poderá exportar, além da carne, suínos de reprodução e sêmen suíno. “Tecnicamente, estamos aptos a exportar para qualquer lugar do mundo”, comemora o secretário do Ministério da Agricultura.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Missão peruana vem ao AC para inspecionar Dom Porquito; exportação só em 2018