20 de abril de 2024

Moradores do Juruá estão indecisos sobre Emylson Farias: secretário ou cabo eleitoral?

Minoru na raia

Reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara deverá disputar uma vaga no Senado da República pela Rede Sustentabilidade, partido criado pela ex-ministra Marina Silva, e ao qual ele se filiou no último dia 19, em evento no Villa Hotel Rio Branco, na Gameleira. Marina veio ao Acre exclusivamente para recepcionar o novo correligionário.

Reito Minoru Kinpara, que agora se prepara para concorrer a uma vaga no Senado Federal

Sem comparações

Kinpara – com o perdão do trocadilho – não quer ser comparado aos demais postulantes às duas vagas que estarão em jogo no ano que vem. No discurso de filiação à Rede, por exemplo, ele criticou a polarização entre governistas e opositores – o que evidencia a estratégia de descolar sua imagem dos demais pré-candidatos, todos calejados de tanto que já apertaram as mãos dos eleitores no passado.

Cartão de visita

A bandeira do reitor da Ufac, óbvio, será a educação, e seu cartão de visita, as realizações que operou no campus universitário.

Pedras no meio do caminho

Há, porém, dois empecilhos à sua pretensão de chegar ao Senado Federal: o primeiro deles é o discurso em defesa de um tema que já se mostrou ineficiente do ponto de vista eleitoral, haja vista o desempenho de Cristovam Buarque (PDT-DF) nas campanhas à Presidência da República. Sim eu sei, Buarque é senador e Kinpara não disputará a Presidência, o que não invalida o nosso raciocínio.

Campanha franciscana

O segundo obstáculo no caminho de Minoru foi revelado pela presidente da Rede, que se referiu a uma campanha “franciscana” do partido em todos os Estados do país. Como se sabe, dinheiro não traz felicidade, mas decide eleições – sobretudo por estas bandas, onde se estima que 42% da população dependam do Bolsa Família.

Fatores favoráveis

Não obstante os percalços para quem se filiou à Rede na última hora – o que pode até soar como casuísmo político –, Kinpara tem muito a contribuir no debate eleitoral de 2018. Sem qualquer mácula no currículo, ele conta com a possibilidade de crescimento nas pesquisas por não sofrer a rejeição natural àqueles que foram às urnas repetidas vezes. Sem falar no reconhecimento de sua competência administrativa à frente da Ufac.

Homem de vasta cultura

Minoru Martins Kinpara é graduado em Pedagogia e Letras Inglês pela Ufac, mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – sendo que este último título se equivale ao PhD adotado pelos norte-americanos mais cultos. Além disso, o pré-candidato ao Senado pela Rede possui pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Lista pessoal

Colegas de profissão, que como este colunista se encarregam da árdua – e por vezes presunçosa e malsucedida – tarefa de reportar e interpretar os fatos políticos, têm elaborado listas pessoais de pré-candidatos do PT com chances de conquistar ou manter uma cadeira na Assembleia Legislativa do Acre.

Roleta

As apostas sobre os prováveis eleitos são feitas a partir do desempenho do postulante que já ocupa cargo na Aleac ou na Câmara de Vereadores da Capital – e quando se trata de secretários de governo, o critério é quase sempre o tamanho do orçamento que o dito-cujo comanda.

Lacunas

Em meio às previsões, das quais ora discordo e ora sou obrigado a concordar, os colegas têm ignorado alguns gestores de órgãos de menor expressão na administração pública estadual, mas que em compensação fazem um trabalho que os coloca em contato direto com a população da capital e do interior.

Apenas um nome

Cito, por exemplo, o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Nil Figueiredo, cujo trabalho de regularização fundiária e entrega de títulos definitivos de propriedade de terras mereceu elogios públicos do governador Tião Viana e tem sido festejado por dezenas de milhares de beneficiados.

Nil Figueredo é um nome forte para a disputa eleitoral em 2018/Foto: reprodução

Dimensão

Por telefone, Nil Figueiredo confirmou sua disposição de concorrer a uma cadeira na Aleac. E no site do Iteracre consta que o órgão – que conta com orçamento reduzido e escassez de pessoal – já entregou mais de 60 mil títulos a proprietários de lotes urbanos e áreas rurais.

Questão de lógica

Sem querer subestimar a força política dos medalhões do PT no Acre, mas Nil Figueiredo não pode ser desconsiderado no jogo, por algumas razões. Além do reconhecimento por sua gestão eficiente, ele tem a vantagem de ser uma pessoa simples, acessível, respeitosa e sempre cordata – atributos que faltam à maioria dos secretários de Tião Viana e que o eleitor leva em consideração na hora de votar.

Direito conquistado

E após comandar o processo de regularização fundiária que beneficiou mais de 60 mil famílias, Nil conquistou o direito de figurar em qualquer lista de prováveis “elegíveis” da chapa petista.

Reflexão sensata

Coerente a consideração do colega Salomão Matos, que recentemente passou a assinar coluna ao lado desta Pimenta no Reino. O futuro político do prefeito Marcus Alexandre (PT), graças à investigação em que figura como suspeito de participar de um suposto desvio milionário de recursos destinados a estradas no Acre, o põe em pé de igualdade com o ex-presidente Lula.

Crível

Quanto à afirmação de Matos, segundo a qual o impedimento de Marcus Alexandre em disputar a eleição abriria as portas a Ney Amorim para que dispute o governo é outro raciocínio perspicaz e verossímil.

Beco sem saída

Acrescente-se ao imbróglio petista que já não restam nomes capazes de herdar, tanto no plano local quanto no nacional, o espólio político de Luiz Inácio e dos irmãos Viana – em especial o de Jorge, já que Tião tem feito uma gestão ineficaz e cada dia mais desaprovada pelo eleitor.

Superpoderosas

A matéria publicada neste portal retratando a euforia das dirigentes do PTB no Acre – a presidente Charlene Lima e a secretária-geral Wânia Pinheiro, ambas pré-candidatas à Aleac e à Câmara Federal, respectivamente –, graças a um vídeo gravado pelo mandachuva do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson, mostra que as mulheres ganham cada vez mais espaço na política.

Ressalva

O texto, na opinião deste colunista, só pecou por não ter feito uma referência histórica: graças a Roberto Jefferson, os brasileiros conheceram a face de um partido que instrumentalizou o Estado e interferiu na economia nacional para se manter no poder. Jefferson, portanto, acendeu a luz vermelha, a qual foi ignorada pela maioria dos eleitores, em especial aqueles pendurados nos programas eleitoreiros dos governos Lula e Dilma.

Jornalismo é História

A denúncia contra o mensalão não foi um episódio qualquer, daí a obrigatoriedade de ter sido rememorada. Roberto Jefferson antecipou o desastre que nos fez despencar duas posições no ranking das maiores economias do globo, prejudicou gravemente a receita de uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, pulverizou empregos, faliu empreendimentos e empurrou de volta à pobreza mais de 6 milhões de brasileiros.

Secretário ou cabo eleitoral?

Moradores de Cruzeiro do Sul andam confusos com o papel do secretário de Segurança Pública do Estado, Emylson Farias, pré-candidato a vice-governador na virtual chapa encabeçada por Marcus Alexandre. Acuado pela violência desmedida, o cidadão cruzeirense já não sabe distinguir se Emylson, sempre que visita o município, está ali na tentativa de resolver os graves problemas da criminalidade ou apenas cabalando votos em favor do aliado petista.

O cidadão cruzeirense já não sabe distinguir se Emylson, sempre que visita o município

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost