O coordenador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) da Reserva Cazumbá/Iracema, em Sena Madureira, Alderci Serqueira, procurou a reportagem do portal ContilNet para denunciar que por falta de viaturas policiais ou peritos criminais, o próprio Instituto foi quem fez o transporte do corpo de um homem assassinado por um pistoleiro dentro da reserva no último fim de semana.
O colono Valdemar Ferreira, de 59 anos, foi morto a tiros durante uma emboscada na última terça-feira (19), tramada por um invasor de terra até o momento desconhecido e que vem causando terror entre os moradores. A localidade do crime fica distante 70 quilômetros da cidade de Sena Madureira, em meio a floresta.
Segundo o relato do coordenador do IMCbio, a polícia foi acionada para fazer o transporte do corpo, mas por falta de viaturas e efetivo, simplesmente disseram que não seria possível.
Com a ajuda de um colono que se prontificou em fazer o resgate, o coordenador do Instituto conta: “Usando um dos nossos quadriciclos, esse colono amigo nosso conseguiu em meio a floresta e lama trazer o cadáver até aqui na cidade para ser periciado e não ter que ser enterrado lá no meio da mata”, lamenta.
O acusado pelo crime é um homem perigoso e está fortemente armado. Muito embora a polícia afirme que vem fazendo buscas na mata para prendê-lo, a informação foi questionada pelo coordenador do Instituto, tendo em vista no quartel da PM não tem efetivo suficiente e poucas viaturas.