Saiba como planejar seu casamento

Dezembro é um mês com alto índice de casamentos. Um dos motivos é o famoso 13º. E para usar seu dinheiro da melhor maneira possível, fique atenta às dicas de Marcia Possik e Giuliana Cohen, sócias da Marriages:

Qual a melhor maneira de organizar um casamento?

Antes de decidir qualquer ponto, é importante ter uma noção de quanto os noivos desejam gastar com toda a festa e o número de convidados. Depois disso, já é possível planejar a data e o local, pois influenciará diretamente em todas as outras escolhas no planejamento. Muitos lugares, inclusive, podem ser concorridos e estarem indisponíveis no período/data que os noivos desejam. Além disso, a escolha da data possibilita já falar com fornecedores e entender se eles também têm essa disponibilidade.

O próximo passo é fazer uma lista, elencada por prioridades, e um cronograma para as próximas decisões. Portanto, é necessário muita organização, planejamento e programação.

Planeje seu casamento (Foto: Think Stock)

5 dicas valiosas para não errar na organização.

1. Ter alguém para ajudar os noivos, como uma assessoria experiente. Às vezes são muitos pontos para se lembrar e é comum esquecer algo. Dessa forma, a assessoria estará lá para ajudar no planejamento e execução, impedindo ou resolvendo algum eventual problema.

2. Começar a definir primeiro os itens “grandes” como: buffet, DJ, foto e vídeo, e decoração. Esses itens são aqueles que podem fazer uma grande diferença ou falta no dia do casamento. Por isso, devem ser decididos e fechados primeiro.

3. Principalmente no caso de profissionais únicos, é importante selecioná-los rapidamente. Seriam aqueles específicos e que não podem ser substituídos. Por exemplo, caso os noivos gostem de um fotógrafo ou videomaker é necessário escolhê-lo logo no começo para reservar a data, uma vez que ele não poderá enviar um substituto em seu lugar sem mudar o serviço oferecido – o olhar daquele profissional é individual e exclusivo, e pode afetar o produto final.

4. Ter um checklist: é importante ter uma lista e um cronograma para não esquecer nada ou atropelar as decisões.

5. Conhecer bem os seus fornecedores e selecionar profissionais de confiança para seu casamento, isso impede surpresas no dia da festa.

5 maiores gafes de organizações em festas? Quais erros geralmente as pessoas cometem?

1. Não conhecer o perfil de seus convidados, pois isso implica diretamente na opinião sobre a festa. Por exemplo: tocar apenas música eletrônica em uma festa que a maioria das pessoas é de idade.

2. É comum que muitos casais esqueçam pontos “menores” e que também são importantes para o sucesso de um casamento. Às vezes pode parecer algo imperceptível, mas que faz falta. Por exemplo: ter uma mesa linda de doces, mas faltar alguns utensílios.

3. Papelzinho para lista de presentes.

4. Não se atentar ao horário contratado do serviço. Por exemplo: a empresa de bar pode ter um contrato de 8h, mas a festa durar 12h.

5. Gestão financeira: investir em alguns itens sem ter fechado outros tão importantes quanto. Exemplo: comprar acessórios para a pista de dança sem ter fechado a iluminação da pista antes.

PUBLICIDADE