O natal dos onze vereadores de Bujari será recheado, pois em sessão realizada no último dia 4 os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o pagamento de um auxílio natalino, uma espécie de 13º salário, para o prefeito Romualdo Araújo (PCdoB), para o vice Orlando Diniz (PR) e para eles próprios.
O projeto foi encaminhado à casa pelo chefe do Executivo e recebeu voto favorável até dos três vereadores de oposição, todos do PMDB.
“A gente não está tirando recursos da Educação, nem da Saúde, nem de obras. Temos orçamento para isso. Eu trabalho dentro da lei, e como não há ilegalidade, votei a favor”, disse a vereadora Mariazinha (PMDB), líder da oposição na casa.
A colega dela, vereadora Lenir confirmou ter votado a favor da aprovação, mas disse não lembrar exatamente do conteúdo da matéria. “Eu votei a favor sim, mas nem sei direito o que era. Não me recordo do valor que estava aprovando”, justificou.
O projeto aprovado vai conferir a cada parlamentar e aos dois gestores mais um salário antes de 31 de dezembro. O presidente da Câmara, Raimundinho Menezes (PCdoB) foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.
Outras Câmaras já votaram o aumento
Dois outros municípios do Estado também já aprovaram o pagamento extra para prefeitos e vereadores. Na semana passada, o Legislativo de Porto Acre aprovou projeto idêntico. Na próxima terça-feira (12) será a vez de Senador Guiomard.
Segundo o presidente da Câmara, Gilson da Funerária (PP), o projeto foi aprovado em primeira votação e no dia 12 será novamente apreciado em plenário.
Lá, três dos onze vereadores foram contrários ao projeto. A matéria foi aprovada por sete vereadores na primeira votação.