20 de abril de 2024

Condenação de Lula repercute nas redes sociais e políticos do Acre se manifestam

As redes sociais estão em polvorosa nesta quarta-feira (24). O motivo? A decisão jurídica que está dividindo opiniões por todo o Brasil. Após 8 horas e 15 minutos de julgamento na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), três desembargadores votaram, por unanimidade, em manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O líder político estava sendo julgado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). A condenação inicial, de 9 anos e 6 meses de prisão (determinada pelo juiz federal Sérgio Moro), foi aumentada para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos que sejam possíveis no âmbito do próprio TRF-4.

“LULA É CANDIDATO”

Em nota, a página oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) destacou que os votos foram “claramente combinados” entre os três desembargadores, e que o “plano dos golpistas esbarra na força política de Lula”. A postagem ainda garante que a candidatura de Lula será confirmada na convenção partidária de 15 de agosto, “seguindo rigorosamente o que assegura a Legislação Eleitoral”.

Clique AQUI e leia a nota na íntegra.

“A JUSTIÇA FOI PERFEITA”

Para o vereador Roberto Duarte (PMDB), a decisão mostrou o poder da justiça brasileira. Em depoimento à equipe da ContilNet, Duarte destacou que a pena foi aumentada devido à gravidade do crime do ex-presidente Lula: “A Justiça realmente tem feito seu papel, baseada na correção do tempo de pena. Os desembargadores corrigiram essa pena pois perceberam a gravidade do crime de corrupção, que, de uma forma ou outra, atingiu muitos brasileiros. Isso demonstra que podemos acreditar na justiça brasileira. Não houve nenhum ‘julgamento político’, a Justiça foi perfeita”.

#CADEAPROVA

A equipe da ContilNet entrou em contato com a assessoria do Governo do Estado para saber se haveria pronunciamento oficial do governador Tião Viana, mas até a publicação deste texto, nenhuma resposta foi recebida.

No Twitter, Tião apenas retweetou o post do perfil @MST_Oficial com os dizeres: “Nenhuma prova foi acrescentada ao julgamento de hoje no TRF4 #CadeAProva”.

Governador retweetou post do perfil @MST_Oficial. Imagem: Reprodução

“ESPERAMOS QUE ELE PASSE UM BOM TEMPO NA CADEIA”

Para o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) no Acre, Athos Santos, a decisão foi acertada e reflete um “momento necessário” para o povo brasileiro. “A justiça foi feita. Esperamos que ele passe um bom tempo na cadeia. Não houve equívoco e nem é diferente de tantos julgamentos que acontecem todos os dias no país. O que está acontecendo é, finalmente, a Justiça agindo a favor do povo brasileiro. Chega de apoiar líderes políticos que se aliam e se afinam com ditadores, com objetivo de implantar uma sociedade baseada em Cuba ou na Venezuela”, destacou Athos.

GERAÇÃO ATITUDE

No perfil do Facebook, o movimento “Geração Atitude” se manifestou com a nota intitulada “BRASIL 3 x 0 CORRUPÇÃO”, onde afirma que “a mudança acontece pelo esforço de cidadãos comprometidos que se agarram a algo maior que eles próprios e lutam por isso todos os dias. Dias melhores virão pela frente, e com o Lula no lugar dele: na cadeia, sem mais tirar um centavo do povo brasileiro”.

Post oficial do movimento “Geração Atitude”. Imagem: Reprodução

“POVO NÃO TEM MAIS CONDIÇÃO DE VOTAR NO PT”

O senador Sérgio Petecão (PSD) afirmou que “não sente prazer na desgraça alheia”, e que agora é só uma questão de tempo para observamos a conclusão desse caso: “O Lula foi julgado e temos que respeitar a decisão, gostando ou não. Ele, como um cidadão, possui suas prerrogativas de se defender e de recorrer. E agora podemos nos aguardar. Não sinto prazer na desgraça dos outros. Se ele errou, Lula será responsabilizado e punido pelos seus crimes. O ex-presidente não tinha condição de ganhar uma nova eleição porque o povo não tem mais condição de votar no PT”.

 “LADO CERTO DA HISTÓRIA”

Em nota oficial divulgada pela assessoria, o senador Jorge Viana (PT) destacou que se trata de um “dia triste para a jovem democracia brasileira”. Nessa decisão “estranha”, o “presidente” Lula foi condenado por um processo “marcado por argumentos frágeis e sem quaisquer provas”.

Leia a nota do senador na íntegra:

DECISÃO DO TRF4 NÃO FAZ JUSTIÇA

Hoje é um dia triste para a jovem democracia brasileira. Lamento que o Brasil siga dividido e setores do Poder Judiciário promovam uma perseguição implacável ao maior líder político brasileiro.

Numa decisão estranha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, num processo marcado por argumentos frágeis e sem quaisquer provas.

O maior líder político do Brasil, que tirou o país do Mapa da Fome, promoveu a ascensão de 40 milhões da pobreza e realizou o maior programa de distribuição de renda da história, não merece tamanha injustiça. Esse país que já foi injusto com os presidentes Getúlio Vargas e Jucelino Kubtschek, agora é injusto com Lula.

Na hora da dificuldade é que a gente conhece os amigos. Por isso que eu fiz questão de estar com o presidente Lula agora. Por tudo o que ele fez de bom pelo Brasil e pelo nosso Acre. É importante a gente estar sempre do lado certo da história!

Sempre digo que é melhor sofrer injustiça do que praticar uma. Mas é muito triste viver um momento como esse. É grave o momento que o Brasil atravessa. Estão empurrando o país para um abismo, e isso é lamentável.

Infelizmente, a decisão não faz Justiça e nem sinaliza uma saída para a crise institucional que vivemos. Pelo contrário. Vai agravar a divisão do Brasil, diminuindo as chances do país se reencontrar. Isso não é bom para o povo brasileiro.

As instituições brasileiras devem estar à altura do país. Não percamos a fé e nem a esperança. O Brasil precisa de paz, harmonia e justiça.

Jorge Viana

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost