ContilNet Notícias

Condenação de Lula repercute nas redes sociais e políticos do Acre se manifestam

Por ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

In this March 13, 2017 photo, Brazil's former President Luiz Inacio Lula da Silva arrives for an event with rural workers in Brasilia, Brazil. Brazil's former president has denied in court on March 14, that he was part of a plot to obstruct a massive corruption probe by keeping a former executive-turned-state's evidence from revealing what he knew. (AP Photo/Eraldo Peres)

As redes sociais estão em polvorosa nesta quarta-feira (24). O motivo? A decisão jurídica que está dividindo opiniões por todo o Brasil. Após 8 horas e 15 minutos de julgamento na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), três desembargadores votaram, por unanimidade, em manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O líder político estava sendo julgado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). A condenação inicial, de 9 anos e 6 meses de prisão (determinada pelo juiz federal Sérgio Moro), foi aumentada para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos que sejam possíveis no âmbito do próprio TRF-4.

“LULA É CANDIDATO”

Em nota, a página oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) destacou que os votos foram “claramente combinados” entre os três desembargadores, e que o “plano dos golpistas esbarra na força política de Lula”. A postagem ainda garante que a candidatura de Lula será confirmada na convenção partidária de 15 de agosto, “seguindo rigorosamente o que assegura a Legislação Eleitoral”.

Clique AQUI e leia a nota na íntegra.

“A JUSTIÇA FOI PERFEITA”

Para o vereador Roberto Duarte (PMDB), a decisão mostrou o poder da justiça brasileira. Em depoimento à equipe da ContilNet, Duarte destacou que a pena foi aumentada devido à gravidade do crime do ex-presidente Lula: “A Justiça realmente tem feito seu papel, baseada na correção do tempo de pena. Os desembargadores corrigiram essa pena pois perceberam a gravidade do crime de corrupção, que, de uma forma ou outra, atingiu muitos brasileiros. Isso demonstra que podemos acreditar na justiça brasileira. Não houve nenhum ‘julgamento político’, a Justiça foi perfeita”.

#CADEAPROVA

A equipe da ContilNet entrou em contato com a assessoria do Governo do Estado para saber se haveria pronunciamento oficial do governador Tião Viana, mas até a publicação deste texto, nenhuma resposta foi recebida.

No Twitter, Tião apenas retweetou o post do perfil @MST_Oficial com os dizeres: “Nenhuma prova foi acrescentada ao julgamento de hoje no TRF4 #CadeAProva”.

Governador retweetou post do perfil @MST_Oficial. Imagem: Reprodução

“ESPERAMOS QUE ELE PASSE UM BOM TEMPO NA CADEIA”

Para o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) no Acre, Athos Santos, a decisão foi acertada e reflete um “momento necessário” para o povo brasileiro. “A justiça foi feita. Esperamos que ele passe um bom tempo na cadeia. Não houve equívoco e nem é diferente de tantos julgamentos que acontecem todos os dias no país. O que está acontecendo é, finalmente, a Justiça agindo a favor do povo brasileiro. Chega de apoiar líderes políticos que se aliam e se afinam com ditadores, com objetivo de implantar uma sociedade baseada em Cuba ou na Venezuela”, destacou Athos.

GERAÇÃO ATITUDE

No perfil do Facebook, o movimento “Geração Atitude” se manifestou com a nota intitulada “BRASIL 3 x 0 CORRUPÇÃO”, onde afirma que “a mudança acontece pelo esforço de cidadãos comprometidos que se agarram a algo maior que eles próprios e lutam por isso todos os dias. Dias melhores virão pela frente, e com o Lula no lugar dele: na cadeia, sem mais tirar um centavo do povo brasileiro”.

Post oficial do movimento “Geração Atitude”. Imagem: Reprodução

“POVO NÃO TEM MAIS CONDIÇÃO DE VOTAR NO PT”

O senador Sérgio Petecão (PSD) afirmou que “não sente prazer na desgraça alheia”, e que agora é só uma questão de tempo para observamos a conclusão desse caso: “O Lula foi julgado e temos que respeitar a decisão, gostando ou não. Ele, como um cidadão, possui suas prerrogativas de se defender e de recorrer. E agora podemos nos aguardar. Não sinto prazer na desgraça dos outros. Se ele errou, Lula será responsabilizado e punido pelos seus crimes. O ex-presidente não tinha condição de ganhar uma nova eleição porque o povo não tem mais condição de votar no PT”.

 “LADO CERTO DA HISTÓRIA”

Em nota oficial divulgada pela assessoria, o senador Jorge Viana (PT) destacou que se trata de um “dia triste para a jovem democracia brasileira”. Nessa decisão “estranha”, o “presidente” Lula foi condenado por um processo “marcado por argumentos frágeis e sem quaisquer provas”.

Leia a nota do senador na íntegra:

DECISÃO DO TRF4 NÃO FAZ JUSTIÇA

Hoje é um dia triste para a jovem democracia brasileira. Lamento que o Brasil siga dividido e setores do Poder Judiciário promovam uma perseguição implacável ao maior líder político brasileiro.

Numa decisão estranha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, num processo marcado por argumentos frágeis e sem quaisquer provas.

O maior líder político do Brasil, que tirou o país do Mapa da Fome, promoveu a ascensão de 40 milhões da pobreza e realizou o maior programa de distribuição de renda da história, não merece tamanha injustiça. Esse país que já foi injusto com os presidentes Getúlio Vargas e Jucelino Kubtschek, agora é injusto com Lula.

Na hora da dificuldade é que a gente conhece os amigos. Por isso que eu fiz questão de estar com o presidente Lula agora. Por tudo o que ele fez de bom pelo Brasil e pelo nosso Acre. É importante a gente estar sempre do lado certo da história!

Sempre digo que é melhor sofrer injustiça do que praticar uma. Mas é muito triste viver um momento como esse. É grave o momento que o Brasil atravessa. Estão empurrando o país para um abismo, e isso é lamentável.

Infelizmente, a decisão não faz Justiça e nem sinaliza uma saída para a crise institucional que vivemos. Pelo contrário. Vai agravar a divisão do Brasil, diminuindo as chances do país se reencontrar. Isso não é bom para o povo brasileiro.

As instituições brasileiras devem estar à altura do país. Não percamos a fé e nem a esperança. O Brasil precisa de paz, harmonia e justiça.

Jorge Viana

 

Sair da versão mobile