Coreia do Norte pede que Seul abandone manobras com EUA

O governo da Coreia do Norte pediu hoje (11) que a Coreia do Sul abandone as manobras militares com os Estados Unidos, já que considera que estas são “o fator principal” que alimenta a tensão na península coreana e que eleva o risco de guerra.

“Se as autoridades sul-coreanas realmente querem distensão e paz, devem parar todo tipo de ações militares”, disse o principal jornal norte-coreano, Rodong Sinmun, em um artigo onde afirma que as manobras são o principal foco de tensão e levam a Coreia “para uma fase perigosa, onde a situação pode ser imprevisível”.

A petição de norte-coreana é uma das reivindicações permanentes do regime a Seul e espera-se que retorne à mesa, quando os dois países retomarem as negociações militares sob o acordo alcançado durante a histórica reunião, na última terça-feira, e cujas datas devem ser anunciadas pela Coreia do Sul esta semana.

O ditador norte-coreano/Foto: Reprodução

A demanda da Coreia do Norte ocorre poucos dias depois que Seul e Washington concordaram em atrasar suas manobras militares anuais até o fim dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, o pretexto que desencadeou um momento conciliador entre as duas Coreias.

“Antes de mais nada, devemos aliviar as graves tensões militares entre Norte e Sul e preparar um ambiente pacífico na península”, disse o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no artigo do Rodong.

O jornal estatal norte-coreano afirma que “a tensão militar leva a um círculo vicioso de confronto” e insiste em que sua supressão “e a eliminação do risco de guerra na península coreana representam uma questão importante para a unificação das pessoas e reunificação do país”, que precisam realizar sem intervenção.

Neste sentido, o jornal Rodong Sinmun ataca os Estados Unidos, assegurando que o país “está constantemente agravando” a situação com o objetivo de alcançar “sua ambição de supremacia mundial”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Coreia do Norte pede que Seul abandone manobras com EUA