Em entrevista, arquiteto fala sobre projetos, importância do profissional e dá dicas para edificaçãoes

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), Bruno Barbieri Parreira, em entrevista concedida à ContilNet na manhã de quarta-feira (27) falou sobre projetos arquitetônicos, cuidados durante a edificação e preparação de uma casa ou espaço de interesse, além da valorização do profissional no Acre.

Barbieri também abordou a importância do Arquiteto nas estruturações diversas e como o profissional se situa na crise financeira/econômica que passa o Estado e todo o Brasil.

Bruno Parreira, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo/Foto: Reprodução

Parreira é pós-graduado em sustentabilidade na construção civil e professor na FAAO desde 2011. O curso teve a sua primeira turma no ano de 2006.

“Ser um profissional do ramo da construção, planejando a melhoria e a garantia de bons serviços é muito complexo nos dias atuais, perpassados pela crise e pela necessidade de urgência”, destacou.

O especialista também deu algumas dicas sobre planejamento em preço acessível, além da importância de se consultar um profissional qualificado desde a graduação.

O curso funciona na FAAO desde 2006/Foto: Reprodução

“Contrate um arquiteto! Quando você contrata um profissional para criar e executar sua obra, você não esta apenas comprando um desenho, mas sim qualidade no seu projeto. Hoje, temos no Estado um grande número de profissionais de qualidade, formados aqui, para projetar e executar uma obra. Busque referencias! Não pense que um arquiteto é caro.

Contratar aquele “amigo que não é arquiteto, mas sabe fazer projeto” vai sair muito mais caro e sem a qualidade de projeto feito por um profissional”, disse.

Confira na íntegra a entrevista:

O que faz o profissional de Arquitetura?

O profissional de Arquitetura tem um leque muito grande opções de trabalho, que vai desde o projeto do interior de uma casa ate o planejamento de uma cidade inteira. Trabalha com todo o tipo de construção, atuando principalmente no processo criativo, mas também acompanha o andamento da obra, faz orçamento, aprova projetos nos órgãos competentes e também orienta para a implantação adequada quanto ao tipo de uso dos imóveis dentro da cidade.

A quem se destina essa profissão e qual a sua importância nos dias atuais?

Essa profissão se destina àqueles que têm habilidades para o desenho, são criativos e se identificam com cálculo, história e planejamento. É uma profissão extremamente importante, pois proporciona qualidade de vida.

Há alguma crença equivocada com relação à área de atuação?

Há um desconhecimento pela maior parte da população sobre a atuação de um arquiteto urbanista, que acha que o arquiteto só faz desenho, mas não aprova projeto, não acompanha obra. Há também a idéia de que só os “ricos” contratam um arquiteto. O gasto com um profissional não chega a 10% do valor total de uma obra. Os desperdícios em uma obra sem o projeto de um de um arquiteto pode chegar a um acréscimo de 30% no valor final.

Quais as diferenças e semelhanças entre Arquitetura e Engenharia Civil?

Ambos os profissionais trabalham na construção civil. E devem trabalhar juntos! Podemos dizer que o arquiteto urbanista, pelas disciplinas que tem na grade do curso, tem uma capacidade maior de criação, gerando produtos que envolvem conforto e beleza. Já o engenheiro civil, em sua grade curricular tem mais ciência da execução da obra, dos projetos complementares (estrutural, elétrico, hidro sanitário). Ambos têm conhecimento em todas essas áreas, mas diria de forma bem simples que “o arquiteto cria e o engenheiro coloca de pé”.

Em uma construção, devo ter os dois serviços?

Seria ideal! Ao contrário do que se diz, uma obra completa e segura tem o trabalho dos dois profissionais. Quando arquitetos e engenheiros se entendem em um projeto e na obra, a construção fica bela, confortável, econômica e segura.

Quero conforto e beleza na configuração da minha casa. O Arquiteto pode me ajudar?

Com toda a certeza! Esse é o principal dever de um arquiteto urbanista quando cria um projeto.

Quais os desafios e oportunidades da profissão no Estado do Acre atualmente?

Um dos grandes desafios encontra-se na geografia onde estamos inseridos: o Acre, especificamente a cidade de Rio Branco, por sua característica amazônica, é recortado por uma série de igarapés e fundos de vales que devem ser levados em conta na hora de construir – a fim de resguarda as faixas de proteção. Outro desafio diz respeito aos materiais que precisam vir de fora do Estado, onerando as obras. Quanto às oportunidades da profissão neste Estado, são muitas, listaremos algumas: contribuir com a construção de um Estado jovem, planejando para que tenha qualidade ambiental também no futuro; projetar ambientes acessíveis a fim de proporcionar a inclusão, independente das limitações físicas; cooperar para que as áreas ambientalmente frágeis sejam resguardadas; melhorar a qualidade de vida de todos – mesmo daqueles que não são clientes diretos.

Muito se fala em sustentabilidade nas diversas maneiras de construir atualmente. Como isso acontece e qual a importância?

Sustentabilidade vai muito além de economizar na conta de água e energia. Envolve o conforto térmico, acústico e luminoso dos ambientes, economia nos materiais utilizados de forma que a construção agrida o mínimo possível o ambiente em que esta inserida.

Quais erros podem e devem ser evitados durante uma construção?

Um dos maiores perigos que uma pessoa pode correr, durante uma construção, é não contratar um arquiteto para fazer o projeto. Os perigos e custos de uma obra sem um profissional acompanhando e que tenha feito o projeto são imensos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Em entrevista, arquiteto fala sobre projetos, importância do profissional e dá dicas para edificaçãoes