Em denúncia anônima ao site ContilNet, um prestador de serviços do município de Santa Rosa do Purus denunciou o descaso do município com os coletores de lixo. De acordo com o denunciante, o pagamento estava atrasado e sem previsão de ser efetuado.
Para apurar os fatos, a equipe de reportagem entrou em contato com a ePrefeitura Municipal de Santa Rosa. De acordo com os representantes, até dia 30 de dezembro havia 15 prestadores de serviço ligados à coleta de lixo por um contrato de 10 meses.
“O contrato venceu [em 30 de dezembro de 2017] e, devido aos custos da folha de pagamento, infelizmente não foi renovado. Haviam 15 coletores de lixo, mas agora disponibilizamos sete – sendo dois do quando efetivo e cinco contratados temporariamente para suprir a necessidade até março, quando esperamos renovar os contratos e convocar novamente os coletores”, disse a equipe da prefeitura, que também afirmou ter feito o pagamento do mês de dezembro.
Logo após a resposta oficial, o denunciante afirmou que “o pagamento só saiu” na última quarta-feira (17) graças ao contato da imprensa.