Gladson Cameli elogia agenda ambiental do Papa Francisco em defesa dos Povos da Amazônia

O senador Gladson Cameli (Progressistas) se emocionou durante a solenidade religiosa do Papa Francisco, em Puerto Maldonado, província de Tambopata, região de Madre de Dios, no sudoeste do Peru na manhã de sexta-feira (19). Ele e o Bispo Dom Joaquim Pertiñez representaram o Brasil e o estado do Acre no evento voltado aos Povos da Amazônia.

“O Papa Francisco apresentou ao mundo um debate ambiental de apelo muito forte em defesa dos povos originários da Amazônia. Alegre, motivado, ele continua dando exemplo de muita humilde, e emocionou a todos nós durante sua permanência em Puerto Maldonado” comentou o senador.

Papa Francisco chegou ao Peru muito aclamado pelos fieis /Foto: Assessoria Gladson Cameli

Cameli garantiu que vai levar o forte apelo em favor dos indígenas e a mensagem de cuidado com a Amazônia para o Senado Federal. Para o parlamentar é preciso abrir o mercado para o desenvolvimento com responsabilidade ambiental.

“Durante nossa viagem pela transoceânica, observamos muitas frentes madeireiras misturadas a pequenos povoados. Isso é preocupante. O Papa Francisco tem razão quando fala que essa região corre perigo, pois assistimos a fortes apelos dos representantes de mais de 350 comunidades, entre eles, representantes do Acre e Rondônia”, acrescentou o senador.

Gladson recepcionou a caravana de autoridades política e católicas no Peru /Foto: Assessoria

Antes da chegada do santo padre ao Coliseu Madre de Dios, Gladson Cameli cumprimentou vários acreanos que foram ao encontro com o Papa, entre eles, os que pertenciam a Caravana da Paróquia de São Sebastião, de Xapuri. Ele recepcionou a comitiva liderada pelo presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski. Na plenária de autoridades, sentou ao lado de Carlos Chávez-Taffur Schmidt, assessor da embaixada peruana.

O parlamentar acreano teve a oportunidade de chegar bem perto do representante maior da Igreja Católica, que entrou no Coliseu em um papamóvel. Cameli aproveitou a solenidade para conversar com o Bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertiñez, reforçando o seu compromisso com as prioridades religiosas em defesa da vida.

Senador reforçou seu compromisso com as prioridades religiosas em defesa da vida das pessoas /Foto: Assessoria

Durante sua permanência em Puerto Maldonado, o progressista conheceu o planejamento de preparação do Sínodo especial para a região pan-amazônica convocado pelo pontífice para outubro de 2019, destacando a importância do encontro em Puerto Maldonado.

“A decisão do Papa Francisco de fazer esse encontro na região peruana é um gesto significativo. Tenho absoluta certeza de que o forte apelo do sacerdote será um divisor de águas para a preservação do meio ambiente e dos intercâmbios culturais. Como disse Francisco, todo esforço pela vida na Amazônia é pouco”, concluiu o senador.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost