Reunindo militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e apoiadores do ex-presidente Lula, ocorre nesta quarta-feira (24), na Praça da Revolução no Centro de Rio Branco, a manifestação de apoio ao líder político do PT.
A data coincide com o julgamento do ex-presidente, que teve início às 8h (horário de Brasília) em Porto Alegre (RS). Nesta quarta, os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidirão se concordam com a condenação de nove anos e seis meses dada pelo juiz Sérgio Moro em julho de 2017.
O juiz, responsável pelos casos da Lava Jato, considerou que o ex-presidente é culpado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva por ter recebido da construtora OAS cerca de 2,4 milhões ilícitos, dissimulados na compra e reforma de um triplex no Guarujá (litoral de São Paulo).
Este dinheiro, segundo o juiz, teria origem em uma conta de propina, que foi alimentada com desvios de contratos da construtora com a Petrobras. A defesa afirma que o imóvel não está no nome do ex-presidente e, portanto, não é dele, e que a acusação não provou qual o benefício exato que Lula teria dado à OAS em troca da benesse. Além dele, outros seis réus serão julgados neste mesmo processo.
Cesário Braga, militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e secretário de organização, destacou que o ato é aberto para todos que querem “a justiça prevalecendo no país, enfrentando o golpe que tomou conta da nação”.
“Estamos fazendo uma corrente por todo o Brasil pelo nosso ‘presidente’. Essa é a nossa versão. Achamos que é um julgamento meramente político, não existe nenhuma prova contra o ‘presidente’ Lula. Ou seja, não está sendo cumprido o dever legal e queremos justiça para Lula, para o povo e para a democracia desse país. Eleições sem Lula é fraude”, disse.