Em 2016, a Fiat deixou de fabricar e importar diversos modelos para iniciar a renovação de seu portfólio no Brasil. Neste ano, modelos bem-sucedidos como Palio e Punto saíram de cena para dar lugar ao Argo, enquanto carros defasados e versões com baixo volume de vendas de outras marcas também saíram de linha. Veja abaixo os carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2017:
Volkswagen CrossFox
Volkswagen SpaceCross
A versão aventureira da perua derivada do Fox saiu de linha por conta do baixo volume de vendas, prejudicado pelo preço elevado (chegava a custar cerca de R$ 100 mil com todos os opcionais) e pela invasão dos SUVs compactos.
Volkswagen Golf Comfortline 1.6 MSI
Embora a fabricante não confirme o fim da produção, a versão nem aparece mais no configurador de veículos no site da marca. A variante equipada com o motor 1.6 16V de 120 cv nunca vendeu bem e foi criticada por entregar desempenho abaixo do esperado para um carro da categoria do Golf.
Volkswagen CC
A variante cupê de quatro portas da geração anterior do Passat não é mais oferecida por ter saído de linha na Europa, onde foi substituída pelo Arteon. O novo modelo ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.
Volkswagen Fusca
Além de vender pouco por aqui, o Fusca sairá de linha este ano no México, onde é produzido, para liberar espaço na fábrica de Puebla à linha de produção da nova geração do SUV Tiguan – que será vendido no mercado brasileiro em 2018.
O SUV ainda aparece no configurador do site da Volks, mas fontes ligadas a concessionárias da marca dizem que restam poucas unidades nos estoques das lojas. O Tiguan atual será substituído no ano que vem pelo Tiguan Allspace, versão de sete lugares da nova geração que será importada do México.
Fiat Palio
Outro modelo que saiu de cena para dar lugar às versões intermediárias e topo de linha do Argo no processo de renovação de portfólio da Fiat na América Latina.
Fiat Grand Siena Attractive 1.4 e Essence 1.6
Fiat Weekend
Já o Doblò sai de cena após 15 anos. O furgão, que ainda está na linha 2017, vinha sendo oferecido apenas nas versões Essence e Adventure, ambas com motorização 1.8. Atrasado duas gerações em relação do modelo europeu, o Doblò brasileiro perdeu apelo diante das novidades do mercado nos últimos anos. Os preços variando entre R$ 82 mil e R$ 90.900 também determinaram a aposentadoria do modelo.
Confortável e bem equipado, o modelo nunca incomodou a concorrência no segmento de sedãs médios. Reconhecendo a supremacia da dupla japonesa Toyota Corolla e Honda Civic na categoria, a Renault deixa de importar o Fluence da Argentina – ainda sem um substituto à vista.
Chevrolet Captiva
Lançado em 2008, o SUV deu lugar ao moderno Equinox, feito sobre a plataforma do Cruze e equipado com um eficiente motor 2.0 turbo de 262 cv.
Citroën C4 Lounge Origine THP
A versão de entrada tinha preço atraente, mas ficava devendo os itens de conforto e conveniência da variante intermediária Tendance. Sem contar que quase ninguém compra sedã médio com câmbio manual hoje em dia no Brasil.
Chery Tiggo
Hyundai Tucson
Hyundai i30